Livros sobre Libras e Surdez
Publicado: 28/05/17 | Atualizado: 12/10/22 | Acessos: 101948
Como disse o romancista e ensaísta francês André Maurois: "A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde". Pensando assim, listamos com carinho uma série de livros sobre Libras/Surdez, obtidos através de pesquisas e sugestões. Os livros indicados abaixo são comercializados pela Amazon.
A construção de sentidos na escrita do aluno surdo
Sinopse: Discute a questão da linguagem na educação do surdo, com base nas proposições de Vygotsky e Bakhtin, tomando como foco para a análise de redações de surdos os aspectos coesivos e o sentido do texto por meio dos enunciados e da continuidade temática. Percebe-se a interferência da LIBRAS, isto é, a condição bilíngüe - oral e de sinais - intervindo na instância interativa dos textos escritos
Autor: Marília da Piedade Marinho Silva
Páginas: 112
R$42,54
A criança surda - linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista
Sinopse: Como pode uma pessoa viver sem ouvir, tendo dificuldade de compreender simples conversas? O que ela sente, pensa, sonha? Como consegue falar tão rápido com as mãos? Assim, a autora introduz seu trabalho que traz uma análise crítica e teórica de todas as abordagens terapêuticas e educacionais, colocando em evidência a língua de sinais e aspectos de cognição do surdo.
Autor: Marcia Goldfeld
Páginas: 176
R$ 29,90
A Disciplina de Libras na Formação de Professores
Sinopse: O objetivo deste livro é apresentar à comunidade acadêmica, em especial, professores de libras e coordenadores de cursos de licenciatura em geral, as experiências que envolvem a oferta da disciplina de libras na universidadea obra traz algumas considerações acerca do processo de aprendizagem da libras nas primeiras turmas a cursarem a disciplina em uma universidade pública no norte do paranáo curso em que se dão tais experiências é o curso de pedagogiaas expectativas dos graduandos, bem como os conhecimentos prévios, ou a falta destes que interferiram no processo de aprendizagem, além de outros fatores são evidenciados nesse textoessa obra ainda problematiza a escolha dos conteúdos de ensino-aprendizagem a depender do enfoque a ser dado na disciplina de libras em cursos que visam à formação de professores para atuarem junto a alunos surdos nos mais diversos contextos de ensinodá voz à professora surda, que, como peça chave do processo tece considerações importantes acerca do trabalho acadêmico e dos recursos que favorecem sua atuação junto aos graduandos de pedagogiaa leitura desta obra pode contribuir para o enriquecimento curricular dos diferentes cursos universitários que visam à formação de professores, cujo enfoque se dê em uma perspectiva inclusiva; além de orientar a organização de turmas de libras no ensino superior, atentando para as necessidades de aprendizagem que devem estar contempladas no programa dessa disciplina.
Autor: Josiane Junia Facundo
Páginas: 110
R$ 37,80
A Educação de Surdos Sob a Perspectiva de Sua Cultura e Identidade
Sinopse: Se propor refletir sobre o surdo é compreender que este ao longo do tempo trava uma batalha por sua presença histórica, identitária e cultural na sociedade. A educação de surdos é apenas um dos feixes de um infinito leque de possibilidades para tal compreensão, ao mesmo tempo um desafio frente às políticas inclusivas que estão em implementação e com constante necessidade de revisão. Neste sentido, o presente livro surge de uma problemática sobre a reflexão de qual a percepção que os alunos surdos têm sobre sua educação e de que forma os professores entendem esses alunos, considerando a cultura surda. Isto dentro de um contexto, o ensino em escolas públicas na cidade de Parintins-AM.
Autor: Danilo Pessoa Ferreira de Souza
Páginas: 254
R$ 38,58
A educação do surdo no Brasil - eBook Kindle
Sinopse: A autora deste livro, professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo, procura compreender, através da análise de diferentes práticas utilizadas na educação do surdo, as razões pelas quais os pedagogos colocaram em segundo plano a aprendsizagem das disciplinas escolares, procedimentos que não ocorria em relação ao aluno considerado "normal". Isso a surpreendia porque constatava, como já afirmara Cardano, no século XVI, que a surdez, por si mesmo, não afetava a capacidade de aprender. Na procura de respostas, vai refletindo sobre as propostas educacionais oferecidas aos surdos, a partir de nossas raízes europeias, mas centrando-se no Brasil, Instituto Nacional de Educação do Surdo (INES), século XX, instituição pública estatal, ainda hoje altamente significativa nesta especificidade educativa.
Autor: Maria Aparecida Leite Soares
Páginas: 125
R$ 39,00
A ESCUTA DAS DIFERENÇAS
Sinopse: Conforme as palavras de Carlos Skliar, “não é nada fácil encontrar na literatura pedagógica destas épocas um espaço aberto para a multiplicidade de perguntas, dúvidas e perplexidades que a tarefa de educar invoca e provoca a cada momento”. Eis que se afigura, na obra deste inquieto pensador, pesquisador e educador, um sensível espaço de reflexão sobre o ato de educar. Ato que envolve o tempo do educador de muitas maneiras: no traçado de um planejamento, nas pautas avaliativas, na extensão de um conteúdo, no alfabetizar, no encontro com a infância, a juventude, a adultez, no encontro com o outro... Todos esses assuntos (ou um só: uma educação digna?) compõem este livro: ensinar, avaliar, aprender, diferenças, ética, inclusão, surdez, alteridade, infâncias, ler, leitura, escrever, escrita... Não, este não é um livro para ler, mas para escutar. Escutar os pensamentos que a escrita sensível do autor suscita em cada leitor. Escutar as diferentes perguntas que surgem sobre os encontros e desencontros com os outros a quem se diz educar.
Autor: CARLOS SKLIAR
Páginas: 176
R$ 70,83
A Imagem do Pensamento. - Libras
Sinopse: O livro parte do pressuposto de que comunicar-se significa emitir e receber mensagens por meio de códigos, convencionais ou não; apresenta a língua de sinais como a língua natural da comunidade surda; possibilita o desenvolvimento cognitivo da pessoa surda, favorecendo seu acesso aos conceitos e aos conhecimentos existentes na sociedade através do ensino de uma língua com regras morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas próprias; trabalha todos os parâmetros da língua de sinais- datilologia; soletração rítmica; configuração das mãos; orientação espacial/ figuras geométricas/ movimento; expressões gestuais/ mímicas; expressões faciais e corporais; traz frases do cotidiano para que ouvintes que convivem com surdos também possam se tornar fluentes em libras.
Autor: Sueli Ramalho Segala, Catarina Kiguti Kojima
Páginas: 400
R$ 35,93
A Implementação De Políticas Para A Comunidade Surda No Campo Dos Meios De Comunicação: - Uma Análise Comparativa Brasil - Argentina
Sinopse: Este livro trata de um tema de grande relevância: uma análise comparativa das políticas para a comunidade surda brasileira e argentina e as lutas pela garantia dos direitos humanos, entre eles, direito à comunicação acessível. Analisam-se os acontecimentos contemporâneos na perspectiva dos movimentos sociais surdos e as lutas por reconhecimento, com aportes teóricos de Honneth, de Melucci e de Touraine. Propõe-se uma reflexão sobre a garantia dos direitos humanos por meio das políticas públicas, contextualizadas nas diversas áreas da vida da comunidade surda, e a entender a discussão da cidadania comunicativa surda no campo midiático que tange à acessibilidade.
Autor: Keli Krause
Páginas: 191
R$ 40,11
A MATEMÁTICA E A LINGUAGEM LOGO: - UMA INTERAÇÃO COM O SURDO
Sinopse: Através desta obra analisamos o desempenho de alguns alunos portadores de deficiência auditiva em atividades de programação em Linguagem Logo, como elemento facilitador no processo ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, especificamente nos planos da subjetividade e da cognição; analisar a aprendizagem de conceitos matemáticos e geométricos pelo aluno surdo empregando a Linguagem Logo e descrever e analisar o desempenho longitudinal do aluno surdo no programa de matemática em Linguagem Logo.
Autor: Fabíola Ventavoli, Oswaldo Nassim Junior
Páginas: 61
R$ 18,90
A Metáfora Cotidiana Da Língua Brasileira De Sinais
Sinopse: Até pouco tempo atrás, a língua de sinais não era considerada língua. Atualmente, além de ser reconhecida como língua oficial em nosso país, são inúmeras as pesquisas que estão comprovando cada vez mais a complexidade linguística dessa língua visual gestual. Uma dessas complexidades é apresentada neste livro, o qual envolve uma pesquisa de sinais metafóricos. Você já imaginou que, culturalmente, os usuários da língua de sinais exploram as mais variadas metáforas cotidianas totalmente distintas das línguas orais? A autora trás dados de sinais metafóricos e explora as fontes de iconicidades convencionais e não convencionais dos sinais, e também identifica seus processos produtivos. Essa descoberta possibilitou a criação de oito classificações de metáforas cotidiana da língua de sinais. Os sinais metafóricos foram criados com a intenção de brincar com a linguagem, quebrando a convencionalidade do sinal. É bastante comum encontrar esse tipo de inovação na poesia, na qual a quebra de padrões faz parte da proposta estética de brincar com a linguagem. Esta obra é uma aventura em que você, ao embarcar, irá descobrir como os usuários da Libras usam os sinais de forma divertida e metafórica.
Autor: Fabiana Schmitt Corrêa
Páginas: 143
R$ 54,00
A SURDEZ: - UM OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS
Sinopse: Livro imprescindível a todos que se dedicam a Estudos Surdos. Com temas inéditos na época de sua publicação, os autores são precursores em termos da concepção socioantropológica em Educação Especial. Inspirados nos estudos de Carlos Skliar, pesquisador internacionalmente conhecido na área, pode-se afirmar que os textos aqui reunidos constituem-se em pilares teórico-metodológicos cada vez mais defendidos em termos de políticas públicas e projetos educativos voltados à educação inclusiva em vários países do mundo.
Autor: ADRIANA DA SILVA THOMA, GLADIS TERESINHA TASCHETTO PERLIN, MADALENA KLEIN, MAURA CORCINI LOPES, NÍDIA REGINA DO SÁ (Au
Páginas: 192
R$ 49,90
ABC em libras
Sinopse: Este livro apresenta uma proposta inédita para promover a inclusão na sala de aula: alfabetizar, ao mesmo tempo, surdos e ouvintes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na língua portuguesa. Em cada página, um objeto é apresentado no alfabeto romano e no dactilológico, e também no sinal em Libras, com a devida explicação dos movimentos gestuais e faciais. Da experiência do trabalho com alunos portadores de deficiência auditiva e da capacitação de professores bilíngues (Libras-português), as autoras mostram um caminho para o acesso à educação.
Autor: Benedicta Reis, Sueli Ramalho
Páginas: 32
R$ 35,17
Análise de Discurso Sobre Educação de Surdos no Século Xix
Sinopse: Instrumentos linguísticos no século xix que se voltam e dizem respeito à escolarização de surdos, com suas reverberações nos dois séculos que se seguem, fazem parte da sólida reflexão que aqui vamos encontrar. Está em foco neste livro, que advém de uma dissertação com força de tese, o sujeito surdo e o imaginário sobre surdez e sobre língua, em sua tensa e contraditória relação entre língua de sinais, língua materna e língua portuguesa. De seu objeto, o compendio para o ensino dos surdos-mudos de 1881, a autora vai nos fazendo enveredar pelos caminhos da historicidade da educação dos surdos; uma trilha em que dizeres e silenciamentos vão (des)construindo imagens sobre surdez, com suas consequências sobre o que e como se ensinar. Ao lê-la, vamos descortinando como se foi - e, por que não, como ainda se vai - (in)compreendendo a surdez. Aqui se encontram reflexões necessárias não apenas para o amplo campo dos estudos da linguagem, mas, sobretudo, inevitáveis e urgentes para nossa sociedade.
Autor: Priscila Costa Lemos Barbosa
Páginas: 214
R$ 26,46
Análise Discursiva dos Estudos Surdos em Educação: - a Questão da Escrita de Sinais
Sinopse: Trata-se de um texto revelador que traz grande contribuição para área da surdez, fazendo uma análise discursiva com base na teoria foucaultiana da concepção de surdez e sujeito surdo em tempos pós-modernos, presentes na Política Nacional de Educação Especial e nos Estudos Surdos. Apesar de todas as conquistas da Comunidade Surda, em especial o decreto 5.626 de dezembro de 2005 que legitima a língua de sinais brasileira, a autora discute “as possibilidades de acessibilidade ao conhecimento escolar que as diferentes formações discursivas apresentam como vontade de verdade”. O livro revela um discurso controverso presente no texto do Atendimento Educacional Especializado (AEEs) que ainda nos remete aos tempos de Graham Bell, partilhando um amordaçar da identidade surda conforme prega Harlan Lane. Este é um dos desafios da autora, denunciar o discurso permeado por uma visão colonialista. De forma brilhante a autora aponta como estes documentos (AEE e Estudos Surdos) entendem a surdez, o sujeito surdo e a educação bilíngue.
Autor: Maria Salomé Soares Dallan
Páginas: 200
R$ 54,35
Aquisição da Linguagem, Seus Distúrbios e Especificidades
Sinopse: Esta obra reúne artigos de diversos pesquisadores, inseridos em universidades do Brasil, que discutem especificidades da aquisição da linguagem oral e escrita e seus diferentes distúrbios, sob perspectivas variadas, assumindo como base teórica a Linguística, a Fonoaudiologia, a Psicologia e a Psicanálise. O livro interessa a estudiosos e profissionais das áreas de Letras e Linguística, Fonoaudiologia, Educação, Psicologia, Psicanálise e outros campos afins. A coletnea propõe uma visão diversificada, atravessada por diferentes perspectivas para se refletir sobre a aquisição da linguagem oral e escrita; as especificidades sobre o funcionamento da linguagem oral e a construção do processo de escrita na cegueira; os movimentos argumentativos e o processo da escrita na surdez, tendo como referência a LIBRAS, que exerce papel de destaque nas discussões; a Fonoaudiologia enquanto clínica que (re) significa a linguagem dos sujeitos com distúrbios de linguagem.
Autor: Nadia Pereira Da Silva Gonçalves De Azevedo, Renata Fonseca Lima Da Fonte
Páginas: 234
R$ 75,64
Atividades Ilustradas em Sinais da Libras
Sinopse: Após ter sido adotada por diversas instituições de educação em todo o país e uma primeira edição totalmente esgotada, esta obra traz contribuições valiosas para a divulgação da Língua Brasileira de Sinais e para o aprendizado da mesma. Por meio de atividades simples e divertidas, propicia o aprendizado do alfabeto digital e dos sinais de forma prazerosa, prática e fácil.
Autor: Elizabeth Crepaldi Almeida
Páginas: 256
R$ 116,19
ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO BILINGUE VOL.1: - PROCESSOS E PROJETOS PEDAGÓGICOS
Sinopse: Resultado de um congresso internacional realizado em nosso país, essa obra em dois volumes apresenta textos completos dos conferencistas presentes e revela um significativo avanço teórico e prático em estudos sobre a educação dos surdos. O primeiro volume - Processos e projetos pedagógicos - aborda, entre outros temas, a questão do multiculturalismo, as políticas sobre a surdez, as políticas comunitárias dos surdos, práticas e projetos que vêm se desenvolvendo em vários países do mundo.
Autor: CARLOS (ORG.) SKLIAR, ANA CÁRDENAS PÉREZ, ANA DORZIAT, ANTONIO MARTÍNEZ ALVAREZ, BARBARA GERNER DE GARCIA, CAR
Páginas: 272
R$ 14,99
ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE VOL.2: - INTERFACES ENTRE PEDAGOGIA E LINGUÍSTICA
Sinopse: O volume 2, Interfaces entre pedagogia e linguística, reúne ensaios e relatos de experiências de educadores com a alfabetização dos surdos, com a escrita e a leitura de crianças surdas, da sua relação com pais ouvintes e suas famílias, entre outros temas. As questões discutidas constituem, de forma implícita ou explícita, uma reflexão da natureza heterogênea, descontínua e rica sobre a educação bilíngue para surdos. Reúne fundamentos teórico- práticos norteadores de experiências em instituições educacionais contemporâneas, constituindo-se em um clássico no gênero.
Autor: CARLOS (ORG.) SKLIAR, CARLOS SÁNCHES, CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA, CAROLE T. BOSTER, MARTIN DIANE LILLO, ESTHER P
Páginas: 208
R$ 62,00
Bilinguismo dos surdos
Sinopse: Esta obra, resultado do trabalho de pesquisadores renomados, trata da complexa situação lingüística e educacional de bilingüismo da pessoa surda. Para isso, discute problemas relacionados à transcrição das línguas de sinais (em busca de padronização); apresenta, de modo elucidativo as várias questões envolvidas na elaboração dos dicionários bilíngües e semibilíngües; analisa questões atinentes a propriedades morfossintáticas da interlíngua de surdos aprendizes de português (escrito), bem como o uso de ferramentas educacionais no desenvolvimento de conceitos científicos no processo de aquisição dessa segunda língua. A discussão acerca da lexicografia mostra as contribuições que os dicionários podem dar aos surdosaprendizes de português escrito, bem como aos ouvintesaprendizes de Libras, revelando, ainda, os avanços significativos proporcionados pela informática na representação das línguas de sinais. Aprofundando a compreensão do tema, a obra ressalta a importância da educação lingüística como atributo da cidadania.
Autor: Heloisa Maria Moreira Lima-Salles
Páginas: 126
R$ 63,90
Bullying e Surdez no Contexto Escolar
Sinopse: ABullying e surdez no contexto escolar traz uma comparação entre o bullying envolvendo surdos e aquele que envolve apenas ouvintes e descreve a percepção de estudantes surdos sobre o clima escolar. Os dados utilizados foram levantados por meio do autorrelato dos alunos surdos e ouvintes obtidos a partir da percepção que os alunos têm da escola e de si mesmos – o que pode em certa medida destoar da realidade. Os estudos surdos, em especial na educação de surdos – oralismo, comunicação total, bilinguismo –, contribuíram epistemologicamente para a fundamentação desta obra, que também se propõe a compartilhar um estudo descritivo acerca da percepção do surdo sobre o ambiente escolar e sua relação com o bullying. O livro destaca a questão da identidade do pesquisador como sujeito surdo. Além disso, discute temas como o conceito da vitimização entre pares, a partir da teoria da Bioecologia do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner (2011); o bullying, sua caracterização, classificação e suas consequências; os sinais referentes à temática em Língua Brasileira de Sinais (Libras); e o bullying entre surdo-surdo, surdo-ouvinte e surdos, no contexto escolar.
Autor: Bruno Pierin Ernsen
Páginas: 101
R$ 32,20
Cenas Surdas. - Os Surdos Terão Lugar no Coração do Mundo? - Volume 1
Sinopse: Renato Dente Luz é um psicólogo praticante de LIBRAS. Não nasceu sem ouvir, tampouco precisou enfrentar qualquer perda de audição. E não é por parentesco que está perto de cidadãos surdos… Isto dá o que pensar sobre sua ligação com essa gente cuja língua é articulada pelas mãos e não por cordas vocais.Rebaixamento e desmoralização dos surdos. Antagonismo. Resistência. Luta. Comunidade. Troca. Interpretação. Atenção. Há disso tudo um pouco neste livro. E a linguagem participando de todos estes pontos. Renato traz o leitor para a convicção de que a linguagem não é tudo, mas é decisiva para a aparição dos surdos como cidadãos e como gente, tal e qual para todos nós. Tomar por cenas o retrato de pessoas é admitir que ninguém cai ou anda, fala ou emudece, aparece ou desaparece por si mesmo, mas segundo o modo como sofre e enfrenta sua situação, seu mundo, uma certa conjuntura histórica. E segundo o modo como pesam-lhe a situação, o mundo, a história e os outros humanos. É alcançar alguém, tendo estimado o cidadão na cidade. A condição dos surdos não é decidida apenas por eles. Uma psicologia clínica que não pretenda deixar-se levar por abstrações que, exagerando a percepção isolada, reitera preconceitos, precisa tornar-se psicologia social, precisa atinar com o drama de alguém. Reencontrei e aprendi muita coisa neste livro. É agora vez de outros leitores. José Moura Gonçalves Filho
Autor: Renato Dente Luz
Páginas: 192
R$ 42,90
Cidadania, surdez e linguagem: - desafios e realidades
Sinopse: O livro trata de uma das pricipais questões que se tem ao lidar com o indivíduo surdo: o papel da Língua de Sinais no contexto ensino-aprendizagem. Em decorrência do fato de a língua ser imprenscindível para que o surdo possa se constituir como sujeito do/no mundo são discutidas questões pertinentes como as relativas à família, à comunidade, entre outras, que se constituem relevantes contribuições para a compreensão da proposta de ensino bilíngüe para sujeitos surdos.
Autor: Zilda Maria Gesueli, Samira Kauchakje, Ivani Rodrigues Silva
Páginas: 248
R$ 60,36
Comunicação por língua brasileira de sinais
Sinopse: Essa publicação, de Alberto Rainha e Ilza Silva, foi planejada para atender à população de portadores de deficiência auditiva e a todos que se interessam pela problemática da comunicação humana. O livro é composto por mais de 1mil fotos explicativas que, com clareza e precisão, facilitam a interação dos surdos com seus familiares e colegas, abrindo-lhes novas perspectivas de relacionamento pessoal e profissional. O livro tem o objetivo de ajudar, principalmente, os familiares de pessoas portadoras de deficiência auditiva, os professores, os comerciantes, os lojistas e demais profissionais que lidam com o atendimento ao público em geral.
Autor: Alberto Rainha de Castro, Ilza Silva de Carvalho
Páginas: 270
R$ 46,39
Dança Contemporânea com Deficientes Auditivos: - Contemporary Dance Including Hearing Impaired People
Sinopse: O computador também será um dos assuntos a ser discutido nesta obra, por ser uma ferramenta indispensável no auxílio da Educação Especial e por propiciar novos ambientes de aprendizagem.
Autor: Nadja Goes Axcar (Autor, Fotógrafo), Denise Berriel Joaquim Taveira (Fotógrafo), Ana Laura Axcar (Fotógrafo), Leila A. Axcar (Tradutor)
Páginas: 0
R$ 24,78
Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: - a Libras em Suas Mãos. 3 Volumes
Sinopse: Este Dicionário documenta mais de 13 mil sinais de Libras em entradas lexicais individuais, trazendo os verbetes correspondentes ao sinal em português e inglês, a definição do significado do sinal e dos verbetes, ilustrações e a descrição detalhada da forma do sinal, além de exemplos ilustrativos do uso funcional apropriado do verbete em frases e a especificação do escopo de validade geográfica em relação aos estados brasileiros. O Dicionário contém a escrita visual direta do sinal em SignWriting, permitindo ao leitor concentrar-se nos traços distintivos que possibilitam diferenciar sinais semelhantes. É possível ainda encontrar a descrição da etimologia do sinal pela análise dos morfemas que compõem sua estrutura, e uma breve análise do parentesco semântico entre o sinal e outros sinais que compartilham alguns de seus morfemas moleculares. O livro traz ainda a soletração digital em Libras por meio da fonte Capovilla-Raphael, permitindo à criança surda analisar a composição das palavras escritas e converter letras em formas de mão.
Autor: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael, Janice Gonçalves Temoteo, Antonielle Cantarelli Martins
Páginas: 2944
R$ 261,00
Dicionário ilustrado de libras - Língua Brasileira de Sinais
Sinopse: A língua brasileira de sinais, ou Libras, é usada tanto por pessoas com deficiência auditiva como por profissionais e familiares. Este dicionário oferece cerca de 3.200 verbetes, em ordem alfabética da palavra, e 4.600 remissões. Cada verbete é formado pela palavra ou expressão em português, acompanhada de sua definição e uma ilustração, associadas ao sinal equivalente em Libras. Todos os sinais são descritos com uma ou duas fotos em destaque, acompanhada da descrição em detalhes da sequência de movimentos mais uma série de fotografias.
Autor: Flávia Brandão
Páginas: 720
R$ 104,19
Educação bilíngue libras-português, estudos surdos e direitos linguísticos: memórias - coleção educação bilíngue de surdos no brasil história, desafios e avanços volume 1
Sinopse: Esse livro é uma pantalha móvel em que se refletem os processos complexos da educação dos surdos, as vicissitudes, perdas e ganhos da pesquisa acadêmica sobre as línguas de sinais e tudo quanto vai ligado a elas e às lutas para o reconhecimento dos direitos humanos e linguístico-políticos dos surdos no último quarto do século XX e nos primórdios do século XXI, no Brasil e fora deste. Tudo isso, e um pouco mais talvez, desde o viés do transcorrer da vida e experiência da autora por suas encruzilhadas familiares, acadêmicas, profissionais e políticas, em conjunto com uma geração que soube se engajar nesses conflitos com o compromisso ideológico, as certidões científicas e os afetos por um povo estrutural e particularmente agoniado. A questão conseguiu ser colocada com êxito nas disciplinas acadêmicas, que criaram o pano de fundo para dar profundidade teórica à afirmação de que os surdos são uma comunidade de falantes da língua de sinais, portadora da tradição cultural que se desenvolveu com ela. Já no âmbito profissional, onde os diagnosticadores e terapeutas tinham montado suas bancas e serviços, houve maior confusão. Confusão que se amplificou e virou muitas vezes ridícula nas políticas. Prof. Dr. Luis Ernesto Behares Professor Emérito da Universidad de La República Montevideo Uruguay
Autor: Regina Maria de Souza
Páginas: 158
R$ 59,72
Educação Bilíngue para Surdos: - Concepções e Implicações Práticas
Sinopse: O desafio da maioria das instituições para Surdos no Brasil, de pesquisadores, professores e demais profissionais envolvidos com esta temática é a busca por filosofias educacionais e metodologias mais adequadas à problemática da surdez. Nesta direção caminha este livro que tem como objetivo apresentar os princípios, fundamentos e aspectos práticos que caracterizam uma proposta de educação bilíngue para Surdos, como mais uma luz ao final do túnel, um ponto de partida àqueles que buscam um entendimento maior da Surdez, da pessoa Surda e de sua educação. Nesta direção caminha este livro que tem como objetivo apresentar os princípios, fundamentos e aspectos práticos que caracterizam uma proposta de educação bilíngue para Surdos, como um ponto de partida àqueles que buscam um entendimento maior da pessoa Surda e sua educação. Tem-se, também, a (pré)tensão, mesmo correndo o risco de não contemplar a multidimensionalidade do conceito de bilinguismo, de lançar ideias e opiniões que permanecem como objeto de investigação, mas que poderão abrir caminhos para novas interpretações e estudos que contribuam para a produção de novos conhecimentos e novas realidades.
Autor: Vilma Geni Slomski, José Ernani de Carvalho Pacheco
Páginas: 124
R$ 67,90
Educação de surdos
Sinopse: Este livro traz alternativas para a superação de um modelo escolar que opera na manutenção da exclusão de parcelas da população escolar brasileira que, como os surdos, lutam pelo direito à cidadania. Suas páginas convidam o leitor ao exercício da reflexão crítica acerca dos surdos e a surdez. Para isso, é apresentada uma síntese dos principais debates e demandas educacionais relacionados à inclusão dos surdos na atualidade.
Autor: Sueli Fernandes
Páginas: 144
R$ 39,30
Educação de Surdos em Discussão. - Práticas Pedagógicas e Processo de Alfabetização
Sinopse: Educação de surdos em discussão: práticas pedagógicas e processo de alfabetização apresenta uma pesquisa na área da educação de surdos desenvolvida a partir de preocupações e questionamentos em relação à formação de professores, em uma perspectiva de educação inclusiva, em instituições de ensino para o atendimento de crianças e jovens surdos incluídos em sala de ensino regular. A autora investiga quais práticas de ensino e aprendizagem são efetivadas com estudantes ouvintes e surdos, e quais as implicações dessas práticas para o desenvolvimento dos sujeitos surdos em uma perspectiva de educação inclusiva. O livro analisa a grande dificuldade dos professores em conseguir incluir efetivamente esses estudantes em salas de aula do ensino regular, evidenciando a existência de uma grande defasagem em relação ao conhecimento, quando os alunos não possuem o domínio da Língua de Sinais e a presença do intérprete de Libras durante as aulas, prejudicando a compreensão dos conteúdos ministrados. Sendo assim, a leitura desta obra é de fundamental importância para promover nas instituições de ensino uma reorganização na proposta de atendimento para sujeitos surdos, de modo que sua diferença cultural seja respeitada e que os educadores estejam preparados para o atendimento dessas diferenças culturais e linguísticas existentes em sala de aula.
Autor: Cleusa Inês Ziesmann
Páginas: 145
R$ 49,36
Educação de Surdos. - Desafios Para a Prática e Formação de Professores
Sinopse: O livro Educação de Surdos: Desafios para a Prática e Formação de Professores abre uma discussão necessária e importante, ainda pouco debatida no Brasil: a prática pedagógica com alunos surdos e a formação de professores para com eles atuarem. É um a leitura indispensável para quem deseja pensar, viver, militar no campo da Educação de Surdos no Brasil, pois traz questões do cotidiano vivido por professores e professoras que atuam com crianças surdas, em escolas públicas, enfrentando a realidade cotidiana tão conhecida nossa.
Autor: Camila Machado de Lima
Páginas: 156
R$ 35,00
Educação de surdos: - pontos e contrapontos
Sinopse: Quarto volume da coleção Pontos e Contrapontos, esta obra discute as conseqüências da inclusão da língua brasileira de sinais nos cursos de formação de professores. O tema suscita discussões: como manter o equilíbrio entre a língua oral e a de sinais? Qual a posição do implante coclear nesse processo? Podem, a escola e a família, impor ao surdo uma dessas linguagens? Livro fundamental para a era da inclusão.
Autor: Valéria Amorim Arantes (Compilador), Regina Maria de Souza, Núria Silvestre
Páginas: 208
R$ 54,14
Educação de Surdos: - A Aquisição da Linguagem
Sinopse: Apresenta os princípios do trabalho com pessoas surdas, em especial no âmbito escolar, tais como aspectos sociais e culturais de uma proposta educacional, língua de sinais e aspectos relacionados à sua estrutura e aquisição da língua portuguesa.
Autor: Ronice Müller de Quadros
Páginas: 128
R$ 66,24
Educação de surdos: - formação, estratégias e prática docente
Sinopse: que a partir de 2005 passam a ter a Libras como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; além de tornar-se disciplina
Autor: Wolney Gomes Almeida
Páginas: 202
R$ 36,60
ELiS - Sistema Brasileiro de Escrita das Línguas de Sinais
Sinopse: Esta obra apresenta o sistema brasileiro de Escrita das Línguas de Sinais - ELiS. Criado pela linguista Mariângela Estelita Barros para permitir o registro dessas línguas de forma simples e sistemática, este sistema revoluciona a educação de surdos no Brasil, possibilitando a escrita de sinais sem a mediação de outra língua. O livro apresenta o passo a passo para a alfabetização efetiva na escrita das línguas de sinais.
Autor: Mariângela Estelita Barros
Páginas: 144
R$ 121,62
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira - Artes e Cultura, Esportes e Lazer - Volume 2
Sinopse: Este segundo volume da Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira concentra-se nos sinais relacionados aos temas Artes e Cultura, Esportes e Lazer. No primeiro grupo, traz os sinais referentes aos universos das profissões de música e dança, teatro e cinema, circo, artes gráficas, ciência e educação, incluindo aqueles que designam os locais de execução das atividades, bem como as consequências e características delas. O tema Esportes aborda os sinais dos profissionais do esporte e esportistas, os instrumentos e acessórios de esporte, as etapas e características das diferentes modalidades esportivas. O tema Lazer traz os sinais relativos a locais de lazer na natureza, na alimentação, na cultura, nas compras, no turismo e nas diversões, incluindo as referências a equipamentos, objetos, comemorações e aquelas relacionadas ao mundo dos brinquedos, brincadeiras e jogos infantojuvenis.
Autor: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael
Páginas: 904
R$ 108,59
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira - o Mundo do Surdo em Libras - Comunicação, Religião e Eventos (Volume 4)
Sinopse: O quarto volume da Enciclopédia de Libras compreende os sinais do universo da comunicação, religião e eventos, acrescido de um apêndice sobre como avaliar a competência de leitura (processamento quirêmico, semântico e ortográfico) de escolares surdos do ensino fundamental e médio. O conteúdo geral do livro apresenta um corpo principal, com cerca de 1159 sinais distribuídos em temas, categorias semânticas e subcategorias. Estão ordenados de maneira didática, de modo a facilitar a compreensão global do tema e permitir a busca simplificada. Há também um índice semântico-gramatical, que agrupa todos os nomes dos sinais em suas respectivas categorias temáticas, um índice alfabético, e o capítulo final sobre avaliação da linguagem em surdos. É uma contribuição importante para a educação e inclusão social de parcela significativa da população, que dispõe ainda de pouca bibliografia específica.
Autor: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael
Páginas: 1056
R$ 131,06
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira - o Mundo do Surdo em Libras - Educação (Volume 1)
Sinopse: Baseados no premiado Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira, os volumes desta Enciclopédia de Libras documentam os sinais do universo do surdo brasileiro nas mais variadas áreas, permitindo a adaptação para a educação bilíngue. É um instrumento importante para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem de sinais e para a linguagem escrita de crianças e jovens surdos brasileiros, elemento indispensável para a adaptação e complementação dos currículos de educação infantil, ensino fundamental e médio. Este primeiro volume apresenta os sinais da Libras e o universo da educação, acompanhado de um capítulo específico sobre a avaliação do desenvolvimento da competência de leitura de palavras (processos de reconhecimento e decodificação) em educandos surdos do ensino fundamental e médio.
Autor: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael
Páginas: 752
R$ 92,50
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira - o Mundo do Surdo em Libras - Família e Relações Familiares e Casa (Volume 3)
Sinopse: Concentrado em sinais relacionados aos temas da família e das relações familiares, ao lado dos verbetes sobre Casa, este terceiro volume da Enciclopédia de Libras apresenta 1337 sinais ordenados sequencialmente em categorias para facilitar a compreensão e a consulta. No primeiro capítulo, encontram-se os sinais relacionados à família: seus componentes, os sentimentos e as relações entre eles. No segundo, os sinais referem-se ao ambiente da casa: sua construção, seus cômodos, seu mobiliário e as tarefas, rotinas e os problemas domésticos. Finaliza o volume um capítulo sobre o modo de avaliação da linguagem em surdos acompanhado do teste de competência de leitura, e de explicações sobre o desenvolvimento da compreensão de leitura de sentenças em surdos do ensino fundamental e médio, além de análise do processamento sintático para a extração de significado.
Autor: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael
Páginas: 860
R$ 97,88
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira - Medicina e Saúde - Volume 5
Sinopse: O quinto volume da Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira documenta 1.540 sinais pertinentes às áreas de medicina e saúde, organizados em categorias como especialidades médicas e profissionais da saúde, corpo humano, doenças e problemas de saúde, atendimento médico-hospitalar, exames, tratamentos, medicamentos, entre outras. Trata-se, portanto, de um instrumento fundamental para a interação entre profissionais da saúde e pacientes surdos. De um lado, constitui obra de referência para a formação e a consulta cotidiana dos profissionais médicos e paramédicos dedicados a atender pessoas da comunidade surda brasileira. De outro, contribui para abrir o mundo da medicina e da saúde aos surdos, permitindo-lhes comunicar melhor suas queixas, especificar seus sintomas e fornecer as informações necessárias a um atendimento adequado às suas características e necessidades.
Autor: Fernando César Capovilla
Páginas: 624
R$ 70,00
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira - Pessoas - Volume 6
Sinopse: A enciclopédia de libras: emparelha ilustrações de forma e significado do sinal, mostrando como a forma representa o significado. Associa ilustração e descrição da forma do sinal, permitindo reproduzir fielmente a forma do sinal. Associa ilustração e descrição do significado do sinal, permitindo compreender seus sentidos denotativo e conotativa.
Autor: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael
Páginas: 320
R$ 30,32
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira - Relações Humanas, Objetos Pessoais, Documentos e Vestuários - Volume 7
Sinopse: O sétimo volume da enciclopédia da língua de sinais brasileira apresenta 651 sinais pertinentes aos temas das relações humanas, incluindo aquelas realizadas por meio de redes sociais e troca de mensagens, dos objetos pessoais e utilizados nas relações de trabalho, dos documentos e do vestuário apropriado a diversas situações, alfabeto e números. é um instrumento importante para as pessoas com deficiências auditivas, porque facilita sua integração na comunidade à qual pertencem, como profissionais e consumidores de bens e serviços, como membros produtivos e engajados na sociedade. Também é uma ferramenta fundamental para os educadores, na medida em que auxilia a comunicação e promove a integração dessa parcela da população. Ao final do volume é apresentado o conteúdo semântico, um índice semântico e alfabético, além da legislação sobre libras.
Autor: Walkiria Duarte Raphael, Fernando César Capovilla
Páginas: 288
R$ 31,91
Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira - o Mundo do Surdo em Libras - Palavras de Função Gramatical (Volume 8)
Sinopse: O oitavo volume da Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira concentra 648 sinais referentes a palavras de função gramatical como: pronomes e locuções pronominais, advérbios e locuções adverbiais, preposições e locuções prepositivas, além de conjunções. Engloba também os sinais relativos à acentuação gráfica, à pontuação, à classificação gramatical, ao alfabeto, aos números e às siglas. Além disso, traz dois capítulos que dizem respeito a sinais relacionados a gírias e expressões. No último capítulo deste volume, dedicado à avaliação da linguagem em estudantes surdos do ensino fundamental ao médio, é apresentado um teste de nomeação de figuras por escolha de palavras escritas, acompanhado de dados de validade e tabelas de dados normativos. O conteúdo do livro é organizado de forma didática, facilitando a procura dos verbetes e a compreensão do tema.
Autor: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael
Páginas: 944
R$ 104,20
Ensino de Libras - Aspectos Históricos e Sociais Para a Formação Didática de Professores
Sinopse: Neiva Albres combina, nesta obra, suas experiências pessoais com os diálogos entre surdos adultos que se formaram professores de Libras. Parte da concepção de que nos constituímos a partir dos outros e que em nós ecoam diferentes vozes. A autora tece uma rede com as memórias recolhidas desses professores surdos adicionadas a um peso emocional com a convicção de que o ensino da Libras requer mais que ensino de sinais, ficando evidente que os discursos são emaranhados de fios ideológicos e subjetivos. Com certeza, este livro levará os leitores a uma reflexão e reorganização sobre a construção da prática pedagógica para o ensino de Libras e para o redimensionamento qualitativo entre teoria e prática na formação de professores. As sugestões aqui apresentadas possibilitam repensar o currículo e a prática de formação de professores para o ensino de línguas de sinais, de modo a compreender a dialética entre sentidos e significados do ato educativo. Compreendê-lo, nessa perspectiva, é refletir sobre uma rede complexa de ações e intervenções nos cursos de graduação em Letras Libras e seus desdobramentos na prática pedagógica em cursos/disciplinas de Libras.
Autor: Neiva de Aquino Albres
Páginas: 269
R$ 43,24
Ensino de libras a crianças ouvintes como segunda língua e fator possível de inclusão social
Sinopse: A ideia central deste projeto é a de fazer a inclusão ao contrário, começando com as crianças ouvintes aprendendo a ver o seu par diferente como outro igual, na certeza de que, quanto antes tenham contato com ele, menos teremos que falar de inclusão no futuro. A língua de sinais (Libras) não é, em geral, uma opção como segunda língua para crianças ouvintes, como o inglês, o espanhol e/ou outras. As pesquisas internacionais trazem resultados bastante positivos para aquelas crianças ouvintes sem ou com alguma patologia que aprendem a língua de sinais como segunda língua. Quanto antes se inicie esse aprendizado, melhores serão os benefícios, tal como ajuda no desenvolvimento cognitivo, melhora da atenção e concentração, facilita a alfabetização, favorece o desenvolvimento dos dois lados do cérebro, uma vez que recebem a imagem por um lado e a processam pelo outro. Ajuda a comunicação de crianças na fase pré-verbal com pais e professores. É também usada com crianças hospitalizadas por traqueostomia, crianças autistas, com Síndrome de Down ou com outras condições, tais como agressão, depressão, acessos de raiva atribuídos à inabilidade de comunicação com o outro. Muitos autores também usam a língua de sinais para reforçar a leitura de crianças ouvintes. Este manual é fruto de um trabalho de ensino de língua de sinais desenvolvido com crianças ouvintes de 5 a 7 anos, numa escola de educação infantil durante um ano, com participação de professora surda oralizada. Além da importância desse ensino, evidenciou-se a relevância da inclusão e sensibilização para outras deficiências. Descreve-se o passo a passo, com ilustrações de todas as aulas e atividades, recursos pedagógicos utilizados, bem como as avaliações a que os alunos foram submetidos. Esperamos que professores motivem seus alunos e crianças para aprenderem essa fascinante língua, promovendo o respeito e a valorização da cultura surda, respeitando, assim, seus pares diferentes.
Autor: Maria Cristina Iglesias Roa
Páginas: 61
R$ 38,99
Escola e Diferença: - Caminhos Para Educação Bilíngue de Surdos
Sinopse: O presente livro relata trajetórias e desafios para potencializar e presentificar a diferença surda no espaço escolar. A obra retrata a experiência de um programa de educação inclusiva bilíngue para surdos em um município no interior do estado de São Paulo. Este caminho foi trilhado a partir da narrativa de protagonistas (professores surdos e ouvintes, gestores, pesquisadores, intérpretes de língua de sinais) que trabalharam na promoção de escolas que acolham a diferença surda em seu cotidiano. Objetiva-se apresentar teorias educacionais e práticas escolares no processo de construção de um ensino em que o surdo seja, de fato, protagonista.
Autor: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Lara Ferreira Dos Santos, Vanessa Regina De Oliveira Martins
Páginas: 241
R$ 39,75
Escrita de Sinais na Educação do Aluno Surdo
Sinopse: O professor Sergio Silva Ribeiro é um pioneiro na Educação de Surdos no Brasil e me sinto honrada em testemunhar o importante trabalho que ele e sua equipe realizaram ao longo de muitos anos. Eu gostaria de agradecer ao Professor Ribeiro por sua dedicação ao objetivo de desenvolver literatura escrita na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Este livro é um importante marco em documentar a história da escrita da língua de sinais no Brasil, e como a literatura escrita em LIBRAS beneficia a todos que utilizam a LIBRAS como sua primeira língua. Esta publicação de 2016 marca o aniversário de 20 anos da introdução de SignWriting, no Brasil. SignWriting teve seu início no Brasil em 1996, quando o Dr. Antonio Carlos da Rocha Costa, professor de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, do Instituto de Informática (PUCRS) em Porto Alegre, veio visitar-me em minha residência em la Jolla, Califórnia, para aprender mais sobre o sistema. O Dr. Rocha Costa iniciou com o uso do Programa de Computador SignWriter para registrar LIBRAS com seus alunos em 1996, desenvolvendo, mais tarde, seu próprio software brasileiro, o SWEdit. Um de seus alunos foi a Dra. Marianne Stumpf, uma instrutora surda do Colégio Concordia. A partir de então, a escrita da LIBRAS cresceu e espalhou-se para outros lugares do Brasil ao longo destes 20 anos. O princípio da escrita de uma linguagem é um período de dificuldades, por que os novos leitores não possuem literatura para ler. Isto é difícil de ser imaginado por pessoas ouvintes, que têm a leitura e escrita de sua língua falada já estabelecidos, como no caso do Português e do Inglês.mas os primeiros escritores de todas as línguas escritas tiveram que, corajosamente, dar o primeiro passo para começar a escrever literatura. E o Professor Sergio Silva Ribeiro é um destes pioneiros. Nunca vou me esquecer do quanto me senti entusiasmada quando recebi, pela internet, sua literatura escrita em LIBRASd.
Autor: Sergio Silva Ribeiro
Páginas: 86
R$ 54,47
ESCRITAS SURDAS NA ESCOLA: - novos horizontes literários
Sinopse: Finalmente, abordamos a Linguagem de Programação Logo, seu histórico e características; o Ambiente Logo, além do papel do aluno e do professor, a metodologia Logo de Ensino-Aprendizagem para surdos e a matemática empregada no Logo.
Autor: Ronny Diogenes de Menezes, Fábio Marques de Souza
Páginas: 139
R$ 49,00
Estudos Gerativos De Lingua De Sinais Brasileira E De Aquisicao De Português (L2) por surdos
Sinopse: Hoje em dia, diferentemente do que acontecia no século XIX, não se aceita mais qualquer separação entre as línguas humanas baseada em critérios de pureza ou fineza. Também, no que diz respeito às línguas de sinais, a linguística tem mostrado que línguas de sinais são línguas humanas naturais, que, como as línguas orais, são dotadas de uma gramática altamente sofisticada, que emergem espontaneamente em comunidades de surdos, e que são adquiridas naturalmente por crianças surdas a elas expostas. Esse novo rumo tomado pela linguística a respeito das línguas de sinais tem contribuído imensamente para o estabelecimento de uma nova consciência surda. Este livro, ao tratar de alguns dos temas considerados fundamentais para o entendimento da gramática das línguas sinalizadas, tem o valor de fazer avançar a descrição da língua de sinais brasileira e, com isso, prestar uma contribuição à linguística, à comunidade surda e à sociedade em geral.
Autor: Heloisa Maria Moreira Lima-Salles, Rozana Reigota Naves
Páginas: 192
R$ 45,00
Glossário De Ciências Em Libras: - Uma Proposta Pedagógica Bilíngue Para Alunos Surdos
Sinopse: Quando o tema é educação de surdos, ainda temos grandes desafios a enfrentar; um deles, certamente, é a escassez de materiais didáticos adequados às especificidades desses estudantes. No cotidiano, faltam, ainda, recursos que contribuam para uma real compreensão dos conceitos ensinados em sala de aula. Desse modo, buscando contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que respeitem a singularidade linguística dos estudantes surdos, este livro apresenta a proposta de um Glossário de Ciências em Libras, com os termos mais usados em classes inclusivas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, são sugeridos recursos visuais (imagens e vídeos) a partir de uma pesquisa de campo feita em uma escola da rede pública. Usando sua vasta experiência de trabalho como professora de Libras e como orientadora na área de educação de surdos, a autora busca difundir, esclarecer e unificar os sinais utilizados na disciplina de Ciências. Com o conteúdo rico e relevante, a obra contribui para que o profissional de educação possa oferecer ensino de melhor qualidade na área de ciências para os alunos surdos.
Autor: Luciane Cruz Silveira
Páginas: 129
R$ 49,36
Identidade e surdez: - o trabalho de uma professora surda com alunos ouvintes
Sinopse: Este livro descreve como uma professora portadora de surdez profunda se constrói como interlocutora de alunos ouvintes na pós-alfabetização. Utilizando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, a autora constrói um estudo multidisciplinar sociocultural extremamente rico para os profissionais de fonoaudiologia e educação especial.
Autor: Marília da Piedade Marinho Silva
Páginas: 144
R$ 21,11
Inclusão do deficiente auditivo em sala de aula de ensino regular - eBook Kindle
Sinopse: A aceitação dos deficiente auditivos na sociedade passou por várias etapas, deste o diagnostico até a libras como primeira língua. A legislação veio ao encontro dos primeiros passos para aceitação pela obrigatoriedade, garantindo o direito a sala de aula do ensino regular e propiciando modificações nos padrões antigos de conduta. Na atualidade observamos a necessidade de melhorias na qualidade do atendimento, pois mesmo com a legislação vigente observa-se defasagem na aprendizagem do educando com deficiência auditiva. Falta conhecimento e disponibilidade em aprender para mudar e melhora.
Autor: Lucimara Sirigatti
Páginas: 0
R$ 14,90
Inclusão educacional de alunos com surdez: - concepção e alfabetização
Sinopse: No Brasil há uma escassez de obras que tratam da aprendizagem e inclusão de alunos surdos. Este livro tem como objetivo levar ao conhecimento do professor do Ensino Fundamental - 1º Ciclo um completo entendimento de como incluir esses estudantes nas salas de aula regulares de todo o país, apresentando ferramentas e possibilidades educacionais sem mistérios, de uma forma clara e objetiva, tendo em vista a metodologia do bilinguismo.
Autor: Márcia Honora
Páginas: 200
R$ 75,85
Interpretação de Libras - Retextualizando Sinalizações de Um Professor Surdo
Sinopse: A obra Interpretação de Libras: retextualizando sinalizações de um professor surdo lança um novo olhar a respeito da tradução e da interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras), buscando apresentar novos aspectos acerca desse processo, tendo como foco a retextualização. O autor apresenta, por meio de um vídeo, uma narrativa sinalizada contando partes da história de vida de um professor surdo. A filmagem foi entregue a seis intérpretes de Libras para serem trasladadas para a língua portuguesa em sua modalidade oral. Eis então que esta obra objetiva mostrar a interpretação de uma língua visual gestual para uma língua oral-auditiva de uma maneira bem clara e direta, além de demonstrar como se dão as mudanças linguísticas, textuais e discursivas durante os processos interpretativos. Desse modo, o autor também aponta as diferenças entre a tradução e a interpretação, tendo como ponto de partida a área científica dos Estudos de Tradução, que aborda diversas vertentes e cosmovisões tradutórias por meio das linguagens, buscando também despertar percursos e vivências em meio à Libras.
Autor: Ozivan Perdigão Santos
Páginas: 97
R$ 57,00
INTÉRPRETE DE LIBRAS: - EM ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL
Sinopse: A autora apresenta uma série de estudos realizados com intérpretes de Libras em bidocência : presença simultânea da professora regente de classe e de intérpretes em salas de aula com crianças surdas. Contempla o leitor com fundamentos teóricos, fatos e comentários de professores regentes e de intérpretes, contribuindo para uma séria reflexão acerca da construção de uma escola bilíngue no ensino regular. Leitura indispensável a intérpretes de Libras, gestores, professores, pais e demais envolvidos em educação de surdos.
Autor: CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA
Páginas: 96
R$ 48,00
Leitura e Escrita na Educação de Surdos. - Das Políticas às Práticas Pedagógicas
Sinopse: O presente livro, fruto de reflexões práticas e teóricas compartilhadas por professores e pesquisadores de diferentes instituições, do Rio de Janeiro e Santa Catarina, nasceu do compromisso coletivo de educadores e educadoras em pensar e praticar uma educação de surdos que garanta a esses sujeitos o direito de aprender a ler e a escrever em sua segunda língua- a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita. Os textos, todos resultantes de pesquisas e práticas desenvolvidas com sujeitos surdos, nos convidam a refletir sobre a importância da leitura e da escrita enquanto possibilidade de acesso a conhecimentos e informações culturalmente produzidas. Além disso, provoca-nos a pensar sobre os desafios relacionados ao ensino da Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita, aos sujeitos surdos, uma vez que ainda estamos presos a um paradigma ouvintista do ensino do Português. Assim, o livro reúne reflexões importantes que têm muito a contribuir com todos aqueles e aquelas que atuam, militam ou querem aprender mais sobre o campo da educação de surdos, em especial em relação ao ensino da leitura e da escrita.
Autor: Aline Gomes da Silva, Tiago Ribeiro
Páginas: 212
R$ 51,60
Letramento na Diversidade: - Surdos Aprendendo a Ler/Escrever
Sinopse: Este livro é uma contribuição relevante para os estudos sobre a educação de surdos e para o ensino de português para alunos surdos. Ele enfoca particularidades do ensino e letramento de pessoas surdas apontando a importância da Libras nesse contexto. Considerando o contexto complexo da educação bilingue para surdos, o conteúdo dos trabalhos apresentados neste livro reúne autores de diferentes universidades e diferentes regiões do país. Os autores apresentam, por meio de seus capítulos, reflexão e discussão continua com base em práticas que focalizam os desafios de lidar com a diferença presentes na escola e na sociedade brasileira de forma mais ampla.
Autor: Ivani Rodrigues Silva; Marilia P. Marinho Silva
Páginas: 296
R$ 73,51
Letramento Visual e Surdez
Sinopse: O Letramento Visual pode ser compreendido como a área de estudo que lida com o que pode ser visto e como se pode interpretar o que é visto. No caso dos surdos, a experiência visual, compreendida como artefato cultural, intensifica a importância de práticas de Letramento Visual, ou seja, o Letramento Visual, no campo da surdez, precisa ser compreendido a partir de práticas sociais e culturais de leitura e compreensão de imagens. Os textos que compõem este livro apresentam experiências de Letramento Visual que priorizam (eliciam) a experiência visual dos sujeitos surdos em diferentes áreas do conhecimento. Os autores, sem pretender essencializar o surdo enquanto sujeito visual, desafiam o leitor a transcender para um outro mundo, mundo que prescinde de som e que se organiza e é interpretado pela imagem e pelo espaço de visualização: a língua é visual, a didática é visual, a arte é visual, o espaço arquitetônico é planejado em relação à língua visual, a acessibilidade é visual, entre tantas outras possibilidades de interfaces.
Autor: Tatiana Bolivar Lebedeff (Autor, Editor)
Páginas: 252
R$ 59,40
LIBRAS - Que Língua É Essa?
Sinopse: Ainda é preciso insistir no fato de que a Libras é língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status linguístico, e, ainda hoje, passados quase cinquenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade.O objetivo desse livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado para as minorias linguísticas no Brasil. Os discursos sobre o surdo, a língua de sinais e a surdez abrem-se para dois mundos desconhecidos entre si: o do surdo em relação ao mundo ouvinte e o do ouvinte em relação ao mundo surdo. O leitor encontrará aqui um ponto de partida para repensar algumas crenças, práticas e posturas à luz das transformações que marcam a área da surdez na atualidade. O que se espera é poder chegar a um novo olhar, a uma nova forma de narrar a(s) realidade(s) surda(s).Dada a amplitude das preocupações aqui delineadas, o livro pode alcançar diferentes públicos: surdos, ouvintes, leigos, profissionais da surdez, estudantes, professores ou simplesmente curiosos.
Autor: Audrei Gesser
Páginas: 88
R$ 22,52
Libras
Sinopse: Língua brasileira de sinais, mais conhecida como Libras, é a língua usada pela comunidade surda brasileira, que inclui tanto pessoas surdas, como outros interessados, como você. A Libras, usada em todo o território nacional, é uma língua reconhecida por meio da lei e por todos os seus usuários. A Libras é visual-espacial, ou seja, acontece no corpo e é vista pelos seus interlocutores. É diferente da língua que você fala e escuta, mas traduz, por meio de combinações linguísticas, toda a complexidade inerente a uma língua. As mãos, os movimentos do corpo, as expressões faciais compõem as palavras em forma de sinais e sentidos. Este livro é um convite a conhecer a Libras e a ensaiar alguns movimentos com o seu corpo para compor significados. Libras objetiva dar um panorama sobre a língua brasileira de sinais, considerando a disciplina de Libras no contexto das licenciaturas e do curso de fonoaudiologia. A disciplina também está sendo oferecida como optativa/eletiva em cursos da área da saúde. Dessa forma, o livro foi pensado para responder a essas aplicações, dentro da proposta da coleção “Linguística para o ensino superior”, da Parábola Editorial.
Autor: Ronice Müller De Quadros
Páginas: 184
R$ 46,84
Libras
Sinopse: As línguas de sinais não são meras traduções das línguas faladas, pois apresentam sistemas gramaticais próprios e independentes. Por isso, o profissional que se dedica ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) precisa dominar uma série de aspectos contextuais e linguísticos. Pensando nisso, esta obra esclarece alguns dos principais equívocos que costumam acontecer em relação a esse assunto e promove um debate sobre temas como identidade, cultura, inclusão social e variação linguística, descrevendo os parâmetros fonológicos das línguas de sinais e apresentando os aspectos linguísticos básicos da Libras.
Autor: Maria Auxiliadora Baggio, Maria Da Graça Casa Nova
Páginas: 142
R$ 38,07
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - ebook Kindle
Sinopse: É necessário também conhecer uma das modalidades da educação escolar, denominada Educação Especial, suas leis e seu papel na sociedade moderna, além da educação inclusiva, um assunto que tem sido sistematicamente discutido no cenário da educação em geral, suas perspectivas e paradigma.
Autor: Rogério Carlos Lamana
Páginas: 0
R$ 30,00
Libras e Leitura de Língua Portuguesa Para Surdos
Sinopse: No Brasil, a Educação Bilíngue ganha força diante das lutas da Comunidade Surda e de pesquisadores engajados e preocupados com a emancipação, inclusão social e pedagógica dos Surdos. É possível reconhecer alguns avanços em relação à legislação, mas, apesar de todas as conquistas, ainda são inúmeros os desafios, na prática, para se consolidar o bilinguismo para Surdos. Este livro vem ao encontro dessa necessidade, quando compartilha os resultados de uma experiência prática, realizada pela professora pesquisadora Débora Rodrigues Moura, por meio do ensino de leitura da Língua Portuguesa escrita. Com uma linguagem clara e objetiva, a autora descreve como a negociação de sentidos e significados em Libras pode ser realizada pelos professores e por todos os interessados na Educação para Surdos.
Autor: Débora Rodrigues Moura
Páginas: 149
R$ 40,00
Libras e Surdez: - conceitos e aplicações na educação de surdos
Sinopse: curricular optativa nos demais cursos de educação superior e na educação profissional, a partir de dezembro de 2006, surgiu a ideia de produzir este pequeno “manual para fundamentação e apoio ao ensino da Libras”, seja qual for a metodologia escolhida pela instituição de ensino do aluno.
Autor: Francisca Neuza de Almeida Farias, Ediane Silva Lima
Páginas: 0
R$ 30,00
Libras em Diálogo - Interfaces com Tradução e Interpretação
Sinopse: A comunidade surda e os intérpretes educacionais ganham uma nova obra organizada por Adriana Lúcia Escobar Chaves de Barros, Hector Renan da Silveira Calixto e Karine Albuquerque de Negreiros, contando com a participação de renomados pesquisadores brasileiros que vêm atuando para o empoderamento da educação bilíngue no espaço da política linguística e educacional, acessibilidade comunicacional, tecnologia e tradutores intérprete da língua de sinais. Em cada página que você folhear vai encontrar algo novo, uma rica leitura deste livro que chega em suas mãos, mostrando fundamental importância de construir o mundo rico de linguagem do idioma que se vê”.
Autor: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
Páginas: 220
R$ 28,80
Libras em Saúde II. - Divulgação Científica de Uma Área na Fronteira do Conhecimento
Sinopse: O projeto libras em saúde: um estudo de sinonímia é uma ação de extensão desenvolvida por meio da pró-reitora de extensão da universidade federal fluminense (uff), visa à melhoria na qualidade do acesso à saúde por parte das pessoas com surdez – surdos sinalizadores e pessoas com deficiência auditiva.
Autor: Militão E Cabral Francisco
Páginas: 204
R$ 36,52
Libras na formação inicial de professores
Sinopse: Este livro traz inquietações presentes no cotidiano escolar, no qual é possível perceber que os professores se deparam com dificuldades relacionadas ao processo de comunicação através da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Incita à discussão sobre a formação inicial em Pedagogia e corrobora os questionamentos acerca dos saberes-docentes presentes na disciplina de Libras, também levanta alguns questionamentos como: As ferramentas de ensino oferecidas na disciplina pelas universidades são satisfatórias para suprir a necessidade do aluno (futuro educador) no trabalho com alunos Surdos? Quais conhecimentos seriam suficientes para que o professor consiga desenvolver de forma significativa sua prática pedagógica? O leitor encontrará aqui aspectos relacionados à formação inicial de professores que envolvem a disciplina de Libras como componente curricular no ensino superior. Frente à dimensão das questões aqui apresentadas, o livro tem a finalidade de alcançar diversos públicos: estudantes, professores, ouvintes, surdos e profissionais da surdez.
Autor: Raquel Aparecida Lopes
Páginas: 0
R$ 50,00
Libras, Língua(gem) e Literatura: - Interfaces da identidade cultural surda (Coleção Literatura, Leitura & Ensino Livro 6)
Sinopse: O título escolhido pelos organizadores, 'Libras, Língua(gem) e Literatura: Interfaces da identidade cultural surda', faz jus ao que anuncia por meio de um leque temático abrangente, que aborda temas de extrema relevância aos estudos surdos no âmbito educacional, linguístico, literário, cultural e identitário, de forma a dar ainda mais visibilidade à pessoa surda nos mais diversos contextos que a envolvem como o letramento em Libras e em Língua Portuguesa. Essa obra traz muitas reflexões em diversos focos temáticos: recupera a legislação vigente, sintetiza pesquisas recentes, de forma a introduzir o leitor/pesquisador, especialmente iniciante, a um leque de informações variadas, com interfaces que lhe abrem o conhecimento a diversos caminhos de pesquisa.
Autor: Gérison Kézio Fernandes Lopes, Cristiane Navarrete Tolomei, Fábio Marques de Souza
Páginas: 226
R$ 59,00
Libras. - Aprender Está em Suas Mãos
Sinopse: O livro LIBRAS: APRENDER ESTÁ EM SUAS MÃOS , agora em sua 2ª edição e com algumas alterações, é um material de apoio indispensável a professores de Libras, acadêmicos e outras pessoas interessadas em aprender a Libras. Além dos sinais básicos da língua de sinais, ele traz uma discussão sobre a inclusão, processo de aquisição da escrita do aluno surdo, cultura e identidades surdas, contribuindo para que o leitor compreenda alguns parâmetros e elimine certos pré-conceitos em relação ao sujeito surdo e à comunidade surda em geral.
Autor: Eliziane Manosso Streiechen
Páginas: 148
R$ 38,79
Libras: - Conhecimento Além dos Sinais
Sinopse: Libras: conhecimento além dos sinais vai além da apresentação da Libras e de suas características ― ele aborda também o mundo da comunidade Surda e sua cultura, salientando a importância da língua de sinais para a constituição da identidade Surda. Com um texto claro e dinâmico, permeado de ilustrações simples e extremamente didáticas, o livro é ideal para alunos ouvintes, especialmente dos cursos de pedagogia e licenciaturas, que buscam as ferramentas certas que os auxiliem a atuar, como profissionais da educação, com consciência e profundo conhecimento.
Autor: Maria Cristina da Cunha Pereira
Páginas: 144
R$ 70,00
Libras: - Para Iniciantes - ebook Kindle
Sinopse: Para que possamos atingir este objetivo é necessário conhecer quem é o surdo. Vamos discutir a História dos Surdos, suas relações entre a comunidade surda e a ouvinte; os Estudos Surdos, que visam uma melhor compreensão na luta do surdo como sendo diferente; as relações de poderes e saberes no movimento dos surdos; o olhar do ouvinte, qual a visão que o ouvinte possui do surdo e o olhar do surdo, na luta pelo reconhecimento de sua própria identidade.
Autor: Amaral Ricardo de Melo
Páginas: 100
R$ 23,93
Libras: aspectos fundamentais
Sinopse: Estudar as línguas de sinais, analisando desde suas estruturas linguísticas até suas dimensões culturais, é fundamental para que possamos refletir sobre processos que contribuem para formação da identidade dos sujeitos surdos. Assim, esta obra investiga concepções teóricas que, além de elucidar as diferenças linguísticas trazidas pelo contexto da surdez, discutem a língua de sinais em suas dimensões educacionais, sociais e afetivas, evidenciando a importância do desenvolvimento de políticas educacionais e linguísticas que deem suporte ao fortalecimento e à disseminação da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Autor: Cristina Broglia Feitosa De Lacerda, Lara Ferreira Dos Santos, Vanessa Regina de Oliveira Martins
Páginas: 294
R$ 71,52
Língua Brasileira de Sinais - Ferramenta didática e lúdica para intensificar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais
Sinopse: Com uma linguagem fácil e lúdica, o livro busca tornar conhecida a Língua Brasileira de Sinais - Libras, por meio do conhecimento da sua história, da língua propriamente dita e da escrita. Tendo como base o sistema Sign Writing, contribui para o ensino prático de estudantes de diversas áreas do conhecimento e interessados, sendo eles surdos ou ouvintes.
Autor: Melquisedeque Oliveira Silva Almeida
Páginas: 128
R$ 45,00
Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias Digitais
Sinopse: As tecnologias digitais estão presentes na comunicação de usuários de línguas de sinais surdos e ouvintes, facilitando a interação social e contribuindo para a difusão e o desenvolvimento de recursos e ferramentas em línguas de sinais, inclusive da Libras. Objetivando unir essas duas áreas e colaborar com sua maior integração, esta obra reúne capítulos escritos por pesquisadores, surdos e ouvintes, de diferentes áreas do conhecimento, como educação de surdos, linguística, design e informática na educação. Uso das tecnologias digitais para desenvolvimento, documentação, registro e divulgação das línguas de sinais; uso de redes sociais como ferramentas auxiliares na comunicação tanto em Libras como em língua portuguesa para surdos; diretrizes para projetos de recursos educacionais digitais e construção de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem acessíveis para surdos; desenvolvimento de ambientes de design que possam facilitar a leitura em Libras; e aplicativos de tradução automática língua portuguesa-Libras são aqui abordados.
Autor: Ygor Corrêa, Carina Rebello Cruz
Páginas: 200
R$ 57,63
Língua de Herança - Língua Brasileira de Sinais
Sinopse: Neste livro, Ronice Müller de Quadros inaugura as pesquisas sobre as línguas de herança – aquelas usadas por comunidades locais em contextos nos quais outra língua é utilizada de forma mais abrangente –, com enfoque na língua brasileira de sinais. A autora discute as relações entre língua de sinais e língua falada, apresentando um amplo panorama, com estudos, definições e exemplos de histórias pessoais e interações das comunidades surda e ouvinte.
Autor: Ronice Müller de Quadros
Páginas: 264
R$ 74,56
Língua de Sinais - Instrumentos de Avaliação
Sinopse: Auxilia os profissionais a identificar o nível de desenvolvimento linguístico nos sujeitos surdos. Contribui também para reconhecer padrões linguísticos alterados e selecionar as estratégias adequadas para a estimulação e o desenvolvimento da língua.
Autor: Ronice Müller de Quadros, Carina Rebello Cruz
Páginas: 160
R$ 77,12
Língua de Sinais Brasileira - Estudos Linguísticos
Sinopse: Neste livro, as autoras descrevem e analisam a língua de sinais brasileira, apontando, de modo competente, seus aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos.
Autor: Ronice Müller de Quadros, Lodenir Becker Karnopp
Páginas: 222
R$ 96,05
Linguagem e letramento na educação dos surdos: - Ideologias e práticas pedagógicas
Sinopse: Este livro, ao tratar de linguagem e letramento na educação dos surdos, propõe questões, sobretudo aos ouvintes, e crava fundo nossa vergonha pelo desconhecimento do outro. Na verdade, é que a surdez tem socialmente uma marca depreciativa e pejorativa que se traduz no estigma e no preconceito em relação a seus portadores. Ao falar em letramento, este livro de Paula Botelho revela-nos, sem nenhuma complacência com o leitor, já que nos traz a experiência viva de surdos – que o, aparentemente, silencioso ato da leitura e sua aprendizagem é mais do que decifrar signos e para os surdos é, muitas vezes, uma perda de sentidos...
Autor: Paula Botelho
Páginas: 160
R$ 64,90
Linguagem, Surdez e Educação
Sinopse: Neste livro são discutidos processos linguístico-cognitivos de surdos que se envolvem em interações sociais por meio da língua brasileira de sinais (Libras) e da língua portuguesa (em diferentes níveis de capacitação de uso), além de participarem cotidianamente de práticas de comunicação que se compõem de superposição de sinais e fala. A autora busca problematizar as repercussões dessa complexa experiência de linguagem para a vida escolar do surdo, tão cheia de obstáculos, enfatizando as condições oferecidas por projetos educacionais que instrumentalizam os sinais, mas não incluem o uso da LIBRAS no trabalho pedagógico. As discussões, que são referenciadas na abordagem histórico-cultural em psicologia, em especial no pensamento de Vygotsky, focalizam o papel da linguagem no desenvolvimento da pessoa surda e na formação de sua identidade.
Autor: Maria Cecília Rafael de Goés, Rodrigo Nascimento, Rafaela Santos Lima
Páginas: 112
R$ 39,00
Livro ilustrado de língua brasileira de sinais vol.1 - Desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez: Volume 1
Sinopse: Conheça a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com este livro que traz campos semânticos de forma visual e elucidativa, e tem como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos
Autor: Márcia Márcia Honora
Páginas: 352
R$ 39,62
Livro ilustrado de língua brasileira de sinais vol.2 - Desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez: Volume 2
Sinopse: Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) através de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos. Neste volume são abordados a gramática e estrutura da língua, além de um extenso vocabulário ilustrado separado por temas que vão desde verbos e adjetivos até personalidades, folclore, religião e esportes.
Autor: Márcia Honora
Páginas: 352
R$ 30,00
Livro ilustrado de língua brasileira de sinais vol.3 - Desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez: Volume 3
Sinopse: Este livro enfoca o conhecimento da língua brasileira de sinais (libras) através de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos. Neste volume você vai conhecer o alfabeto e os números em libras, além de um extenso vocabulário ilustrado separado por temas diversos como lugares, comidas, instrumentos musicais, signos do zodíaco, raças de animais, entre outros.
Autor: Márcia Honora
Páginas: 336
R$ 56,13
Material de Apoio Para o Aprendizado de Libras
Sinopse: Para que o aluno alcance um nível razoável em seu desempenho comunicativo, precisará ter o desejo e a oportunidade de se comunicar em LIBRAS. As orientações metodológicas e os princípios gerais, que nortearão o ensino e a aprendizagem dessa língua, encontram-se nesta obra.
Autor: Alexandre dos Santos Figueira
Páginas: 340
R$ 86,40
Movimento Surdo e Suas Repercussões - Tramas Nas/Das Políticas Educacionais
Sinopse: o livro Movimento surdo e suas repercussões: tramas das/nas políticas educacionais brasileiras reúne importantes dados e revela as influências nas ações e políticas públicas educacionais voltadas para a educação dessas pessoas, oportunizando visibilidade aos resultados das lutas históricas organizadas e desenvolvidas por eles. São apresentadas as inter-relações entre o movimento socialmente organizado pela comunidade Surda brasileira em favor de sua escolarização, como foco elementar à compreensão de sua atuação no estabelecimento das políticas de inclusão educacional. Entende-se que o estabelecimento de políticas educacionais para estudantes surdos enfrenta, no mínimo, um duplo sistema de problemas relacionados aos poderes e saberes das políticas para ouvintes, que giram em torno da questão da deficiência e das modalidades de comunicação e de linguagem para os Surdos.
Autor: Paulo Sérgio de Jesus Oliveira, Lázara Cristina da Silva
Páginas: 153
R$ 57,00
O Ouvinte e a Surdez - Sobre Ensinar e Aprender a Libras
Sinopse: O ouvinte e o desconhecido mundo da surdez… Mútuo desconhecimento! Do ouvinte — que convive com um mundo que desconhece — e da surdez — que desconhece o ouvinte e o mundo dele. É difícil para os ouvintes aprenderem a libras? Como aproximar a distância linguística entre a língua oral dos ouvintes e a língua de sinais dos surdos? Quais deslocamentos são possíveis aí? Aprender uma nova língua exige dedicação e envolvimento. As razões que nos levam a entrar em contato com o universo surdo podem ser de ordem prática, profissional, intelectual ou sentimental. Fazer o movimento de aprender a libras é uma bela forma de experimentar outras relações e de construir outras identidades. Há um provérbio que diz que se vive uma nova vida a cada nova língua que se fala: se você sabe somente uma língua, você vive somente uma vez… Então, permita-se viver usando as mãos e abrindo os olhos para esse aprendizado e para esse mundo visual. Para compreender o cenário pedagógico de ensino de língua minoritária, é de grande valia saber quem é o professor surdo que se engaja em práticas sociais voltadas para o ensino da libras. Seriam suas histórias de formação e de oportunidades as mesmas de um professor de línguas orais prestigiadas? Quais desafios e barreiras esses professores surdos precisam enfrentar? Quais suas angústias? O que está em jogo no ensino? Em suma, o que os alunos ouvintes deveriam saber para entender a atmosfera de ensino na perspectiva e segundo a subjetividade do professor?
Autor: Audrei Gesser, Marcos Marcionilo
Páginas: 192
R$ 41,85
O que Todo Pedagogo Precisa Saber Sobre Libras. - Os Principais Aspectos e a Importância da Língua Brasileira de Sinais
Sinopse: Considerando o atual cenário político educacional do Brasil, a LIBRAS, como uma das línguas oficiais do País, marca uma história de lutas de surdos em relação aos direitos de sua comunidade e de sua identidade surda. Como resultado destas lutas, o reconhecimento da LIBRAS como uma das línguas oficiais do Brasil quebra paradigmas quando o assunto é “língua e comunidade formada por seus usuários”: surdos e ouvintes. Modifica, então, as relações entre professor e aluno, empregador e empregado, família e responsabilidade por meio da filiação.
Autor: Eduardo de Campos Garcia
Páginas: 132
R$ 37,80
O Surdo e o Intérprete de Libras: Histórias e Vivências que se Entrelaçam
Sinopse: Este livro é para você que gosta da Língua de Sinais e quer aprender sobre Libras e Surdez. A obra apresenta a trajetória da comunidade surda envolvendo pessoas surdas e ouvintes: familiares, escola, intérpretes e surdos. Poucas pessoas conhecem a história da pessoa surda e, muito menos, a sua língua. Com isso, não conseguem imaginar, por exemplo, que existe uma cultura surda diferente em relação à dos ouvintes, sendo que surdos têm diferentes experiências de vida, de acesso e, consequentemente, diferentes oportunidades. Este livro traz a história dos surdos do Brasil e do intérprete de Libras (onde tudo começou), pois ambas andam lado a lado no que diz respeito à cultura, à língua e ao aprender com o outro. De forma clara e objetiva, faremos um relato dessa trajetória sofrida e militante, porém linda. Das mãos que balançam aos olhos que veem acontecem a comunicação e a construção de um mundo novo, cheio de esperança que o amanhã será melhor que o hoje.
Autor: Elisama Rode Boeira
Páginas: 59
R$ 46,00
Olhar Surdo: - Orientações iniciais para estudantes de libras
Sinopse: Visando atender a demanda da capacitação dos estudantes brasileiros, que a partir de 2005 passam a ter a Libras como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; além de tornar-se disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e na educação profissional, a partir de dezembro de 2006, surgiu a ideia de produzir este pequeno manual para fundamentação e apoio ao ensino da Libras, seja qual for a metodologia escolhida pela instituição de ensino do aluno. Com uma linguagem acessível, este livro pretende esclarecer dúvidas de todos aqueles que pretender exercer sua futura profissão com respeito aos surdos, apresentando um pouco do que costumamos chamar de mundo surdo. Conhecendo aspectos da história que ainda não foi devidamente resgatada, poderemos compreender a existência do que chamo de OLHAR SURDO...
Autor: Clélia Regina Ramos
Páginas: 151
R$ 38,41
Percepção de Acadêmicos de Licenciatura a Respeito da Disciplina de Libras
Sinopse: A presente obra é fruto de uma pesquisa realizada em duas universidades do sul do país, entre acadêmicos que já haviam cursado a disciplina, com o objetivo de compor um quadro crítico do atual momento do ensino da libras na academia. Aqui são apresentados, a partir de uma revisão de literatura, um panorama histórico da luta pela inclusão e acessibilidade dos surdos no brasil, a legislação que os apoia. Por fim, a partir dos dados analisados, é retratado o atual cenário do ensino da libras no país, nos cursos em que há obrigatoriedade: como acontece a instrução, quais são suas dificuldades, quais são seus acertos e o que se espera de um curso de libras nesse contexto.
Autor: Luci Teixeira Iaschinski
Páginas: 136
R$ 48,00
Professores de Libras - Encontros II: Estudos de Língua Brasileira de Sinais Para Nível Superior
Sinopse: O livro Professores de Libras: Encontro’s II tem por finalidade ampliar discussões entre saberes docentes e auxiliar no caminho para o uso e difusão de Libras, conforme Decreto n. 5.626/05. Esta obra busca atender temáticas sobre: Libras, Surdez, Formação docente e Educação Bilíngue.
Autor: Tatiane Militão de Sá, Gildete da Silva Amorim Mendes Francisco
Páginas: 126
R$ 29,78
Professores de Libras. Encontros - Estudos de Língua Brasileira de Sinais para o nível superior (1)
Sinopse: O livro Professores de Libras: Encontros tem por finalidade ampliar discussões entre saberes docentes e auxiliar no caminho para o uso e difusão de Libras, conforme Decreto 5.626/05. Este se divide em temáticas sobre: Libras, Surdez, Formação docente e Educação Bilíngue.
Autor: Tatiane Militão de Sá, Gildete da Silva Amorim Mendes Francisco
Páginas: 211
R$ 41,91
Surdez & Educação
Sinopse: Este livro faz parte da Série Temas & Educação, voltada para educadores, pesquisadores e estudantes. Sobre a proposta deste livro, a autora diz: “Não nego a falta de audição do corpo surdo, porém desloco meu olhar para o que os próprios surdos dizem de si quando articulados e engajados na luta por seus direitos de se verem e de quererem ser vistos como sujeitos surdos, e não como sujeitos com surdez. [...] Rompendo com as interpretações e os usos fundados em bases clínicas e em bases que a declaram uma anormalidade, a surdez, vista como presença de algo (e não a falta de algo), possibilita outras formas de significação e de representações de surdos.”
Autor: Maura Corcini Lopes
Páginas: 104
R$ 44,90
SURDEZ E BILINGUISMO
Sinopse: A leitura, a compreensão dos textos e a produção escrita são tarefas árduas ao surdo em sua trajetória escolar e profissional. Como se dá a evolução dos conceitos no domínio da linguagem pelos surdos? Qual o papel dos pais, do professor, da escola e dos ouvintes como mediadores dentro de escolas que pretendam ser verdadeiramente democráticas? Responder a essas e a muitas outras questões foi o grande objetivo dos autores deste livro, que, com suas pesquisas e vivências do cotidiano, dão concretude ao tema do bilinguismo na educação dos surdos.
Autor: ANGELA CARRANCHO DA SILVA, CELESTE AZULAY KELMAN, CLAUDIO MANOEL DE CARVALHO CORREIA, KATIA REGINA SANTOS, LODENIR BEC
Páginas: 104
R$ 33,00
Surdez e linguagem - Aspectos e implicações neurolinguísticas
Sinopse: Para os pais, ter um filho diagnosticado surdo implica uma série de escolhas. Há de se decidir se ele fará alguma cirurgia, se aprenderá a língua de sinais e a língua oral e ainda se estudará em escola especial ou comum. Nesse momento, surgem vários preconceitos, como a ideia de que o surdo não tem capacidade de se comunicar. Neste livro, Ana Paula Santana faz uma reflexão sobre as visões médicas, fonoaudiológicas, sociais e (neuro)linguísticas da condição do surdo. Com base em pesquisas e em entrevistas com sujeitos surdos e seus familiares e educadores, a autora revela a importância de considerar múltiplos aspectos quando se trata desse tipo de deficiência, fugindo dos lugares-comuns e preconceitos.
Autor: Ana Paula Santana
Páginas: 328
R$ 58,00
Surdez e os fatores que compõem o método áudio: - Para Crianças com Perda Auditiva
Sinopse: A segunda edição desse livro, deve ter acabado em torno de três anos após o lançamento. Porém tivemos que esperar onze anos para lançarmos a terceira edição pelo novo momento em que vive a fonoaudiologia audioeducacional no tratamento oral da surdez. A metodologia diante desse novo paradigma do advento do Implante Coclear Multicanal e das subsequentes melhoras das respostas auditivas das crianças com perda auditiva em grau severo e profundo vem à necessidade de novas adaptações. Tirar o recurso Visual das terapias fonoaudiológicas uma vez que o implante permite satisfatoriamente a percepção dos sons da fala de maneira eficaz. A metodologia passa a se chamar: Áudio + Linguagem Oral.
Autor: Jordelina Montalvão Corrêa
Páginas: 222
R$ 72,90
Surdos - Educação, Direito e Cidadania
Sinopse: Este livro foca o processo histórico inclusivo das pessoas surdas por meio do realce à sua diferenciação, sobretudo, linguística e cultural, do estudo de seus direitos elementares - educação, trabalho e saúde - além de analisar estes direitos e os mecanismos jurídicos para efetivá-los, individualmente ou coletivamente.
Autor: Edmarcius Carvalho Novaes
Páginas: 188
R$ 52,00
Tenho um Aluno Surdo, e Agora? - Introdução à Libras e Educação de Surdos
Sinopse: Este livro reúne textos de diversos autores, surdos e ouvintes, que atuam na área da surdez, visando possibilitar uma visão ampla de aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e à educação de surdos. Nosso objetivo é oferecer, além de um conhecimento inicial a respeito da educação de surdos, o aprofundamento teórico de questões relativas à abordagem bilíngue e à LIBRAS, bem como dar subsídios para a atuação do professor da educação básica junto a alunos surdos. Buscamos, assim, compartilhar nossas experiências por meio deste material, pensado para futuros professores e para aqueles que iniciam seus conhecimentos e experiências no campo da surdez.
Autor: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Lara Ferreira Dos Santos
Páginas: 254
R$ 38,82
Turma da Mônica Contos Clássicos em Libras: O Lobo e os Sete Cabritinhos
Sinopse: Sueli, a primeira personagem surda do Bairro do Limoeiro - apresenta, na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), um belo clássico infantil: O Lobo e os Sete Cabritinhos. Encante-se com esta história, enquanto acompanha lindas imagens da turminha mais animada de todas!
Autor: Maurício Sousa, On Line Editora, Izildinha Houch Micheski
Páginas: 32
R$ 27,04
Um Olhar Sobre Nós Surdos: Leituras Contemporâneas
Sinopse: O livro “Surdos: leituras contemporâneas” é produto de um projeto de extensão objetivado a captar entre nós, surdos os significados imprescindíveis presentes, as provocações e acontecimentos, as produções contemporâneos devido ao discurso da diferença, bem como da circulação e consumo da cultura surda. Assim sendo, divide-se em três partes pré-assentadas onde os autores se agrupam em torno de temáticas diferenciadas: Significados imprescindíveis. Autores cujos saberes reúnem significados que imperam, determinam impõem o agenciamento surdo. Discurso da diferença e negociações. Temática em torno da qual os autores citam embates culturais mediante o discurso da diferença, bem como a resistência e a política. Circulação e consumo da cultura surda. Esta divisão lista autores que referem ao consumo e propaganda em torno de artefatos culturais que são : língua, escrita de língua de sinais, história cultural, pedagogia, literatura, artes, etc. Constitui-se de leituras projetadas no debate teórico sobre cultura e de leituras impregnadas sobre o ser surdo e a cultura surda. Esperamos, com este livro, colocar em público a ordem de ser surdo e não do dever ser, daquilo que realmente é e não daquilo que gostariam que fossemos. O nosso jeito de pensar a respeito de nós mesmos visando à presença da diferença com os não surdos. Os artigos escritos por surdos e alguns com presença de não surdos querem trazer esta diferença natural da natureza e da cultura surda como experimentamos.
Autor: Gladis Perlin
Páginas: 282
R$ 80,48
Vendo vozes
Sinopse: O que é necessário [...] para nos tornarmos seres humanos completos? O que denominamos nossa humanidade dependerá parcialmente da linguagem? O que acontece conosco se não aprendermos língua alguma? A linguagem desenvolve-se de um modo espontâneo e natural ou requer contato com outros seres humanos? Numa fascinante incursão pelo universo dos surdos, Oliver Sacks procura responder a questões como essas. Sua preocupação não é simplesmente apresentar ao leitor a condição daqueles que não conseguem ouvir. Acompanhando a história, os dramas e as lutas dessas pessoas, o leitor será levado a olhar para o seu próprio cotidiano de um modo inteiramente novo. Será capaz de ouvir, nos sons da linguagem, um pequeno milagre que se repete cada vez que uma nova sentença é proferida.
Autor: Oliver Sacks, Laura Teixeira Motta (Tradutor)
Páginas: 216
R$ 35,92
100 livros cadastrados
Publicado: 28/05/17 | Atualizado: 12/10/22 | Acessos: 101948