libras.com.br

Francisco de Goya


Francisco de Goya – pintor

Francisco José de Goya y Lucientes nasceu em Aragão, Espanha, em 30 de Março de 1746. Filho de Gracia y Lucientes Salvador e José Benite de Goya y Franque, conhecido em sua cidade pela sua profissão de dourador na cidade de Fuentedetodos, município de Saragoça.


Francisco de Goya
Francisco de Goya - Retrato feito por Vicente López Portaña em 1826.


A Carreira de Pintor

Iniciou-se no campo da pintura com 14 anos, na condição de aprendiz do pintor Don José Luzan y Martinez. Depois mudou-se para Madrid para estudar com outro mestre da pintura: Anton Raphael Mengs.

Goya foi o artista europeu mais importante de sua época e aquele que exerceu a maior influência na evolução posterior da pintura, uma vez que seus últimos trabalhos são considerados precursores do impressionismo.

Nos retratos de Goya, em geral, ele se destaca pelo estudo atento das posturas e expressões, bem como pelos contrastes de luz e sombra que valorizam a figura do protagonista. Durante seus 74 anos, ele destacou nobres e reis e humildes trabalhadores e agricultores em mais de 1.800 obras. Dizem que ele pintou em um ritmo tão furioso que completou o retrato de sua esposa, agora pendurado no Prado, em uma hora, terminou a enorme pintura do rei Fernando em apenas uma ou duas sessões e produziu o retrato do Infante Don Louis em uma única manhã. Nenhum artista antes ou desde então executou um retrato realista tão perfeitamente em tão pouco tempo.

A Surdez

A surdez de Goya é atribuída a uma doença desconhecida, que contraiu durante uma viagem que fez a Andaluzia, em 1792, que lhe deixou temporariamente paralítico, parcialmente cego e totalmente surdo. Viagem, aliás, que não havia sido autorizada pela Corte, para a qual trabalhava.

Aos poucos sua vida mudaria. Goya deixou-se abater por uma tristeza profunda refletida em suas pinturas. Antes de perder a audição, pintou cenas suaves e coloridas de piqueniques e jogos e produziu tapeçarias e desenhos elegantes no estilo rococó. Posteriormente, muitas de suas obras tornaram-se sombrias e com pesadelos, representando uma visão impiedosa e muitas vezes vingativa do mundo. Ele ficou obcecado com desastres e caos e criou obras que quase sempre carregavam o selo de desprezo. E, no entanto, somente após a doença ele alcançou o domínio total do rosto em seus retratos. Somente depois que sua audição se foi, sua habilidade como retratista alcançou seu auge, possivelmente, foi sugerido, porque a surdez o tornou mais consciente do gesto, da expressão física e de todos os detalhes minuciosos de como os rostos e os corpos se revelam.

Seus últimos anos de vida passou pintando as paredes de um pequeno imóvel e casa de campo de sua propriedade, chamada "Quinta Del Sordo", situada nas cercanias de Madrid, onde retratava a degradação de sua saúde física e mental. Morreu em 16 de abril de 1828 em Bordéus, França.

Obras


Francisco de Goya A Batalha de Venta Nueva
Obra "A Batalha de Venta Nueva", de 1777. Fonte: Wikiart.org


Francisco de Goya A Colheita
Obra "Verão", ou "A Colheita", de 1786. Fonte: Wikiart.org


Frases de Francisco de Goya


Dê-me um pedaço de carvão e lhe farei um quadro, pois tudo na arte vem do sacrifício e da determinação.

Francisco de Goya
Pintor

Referências:

BIOGRAFÍAS Y VIDAS. Francisco Goya. Disponível em: <https://www.biografiasyvidas.com/biografia/g/goya.htm>. Acesso em: 03 Dez. 2019

WIKIART.ORG. Francisco de Goya - Obras Famosas . Disponível em: <https://www.wikiart.org/pt/francisco-de-goya>. Acesso em: 20 Dez. 2019

PHILIP A. MACKOWIAK. Francisco Goya’s deafness. Disponível em: <https://blog.oup.com/2016/04/francisco-goya-deafness/>. Acesso em: 03 Dez. 2019.

Informações do Artigo:

Publicado: 01/06/18 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 1234

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/surdos-famosos-francisco-de-goya e a data de acesso.

Fale Conosco