libras.com.br

Valerie Sutton


Quem é Valerie Sutton?

QUEM É

Valerie Sutton 1985
Valerie Sutton em 1985. Foto de Barry H. Slobin

Valerie Sutton é uma ex-dançarina e coreógrafa, nasceu nos Estados Unidos, onde reside até hoje. Desenvolveu inicialmente o DanceWriting, um sistema no qual ela escrevia os movimentos de suas danças.

Em 1974, esse sistema criado por Valerie Sutton chamou a atenção de estudiosos dinamarqueses, que naquele momento estavam em busca de descobrir uma forma de tornar a língua gestual, uma língua que também pudesse ser escrita.

A partir disso, Sutton foi convidada a juntar-se à comunidade surda e desenvolver representações gráficas, sistematizando o que anteriormente seria o DanceWriting.

Assim, Sutton, adequando esse sistema à língua gestual, criou a SignWriting.


Valerie Sutton 1973
Valerie Sutton em 1973.

Livro Sutton Movement Shorthand 1974
Capa do livro "Sutton Movement Shorthand", publicado em 1974.

O que é a escrita de sinais de Valerie Sutton?

Como já foi dito, Valerie Sutton foi a responsável pelo desenvolvimento do sistema de escrita da língua gestual, chamada SignWriting, em que se tem como símbolos a representação gráfica das mãos e das palmas da mão, dos movimentos, dos pontos de articulação, além das marcas não-manuais.

A criação dessa escrita de sinais foi um importante avanço para a comunicação da comunidade surda. Além disso, foi essa a única, dentre as diversas tentativas em desenvolver um sistema de escrita para a comunidade surda, que conseguiu representar todas as nuances que se encontram em uma comunicação completa e eficaz.

Assim, as expressões e as informações completas puderam ser repassadas pelos surdos, de forma a evoluir a sua forma de comunicar-se com os demais surdos, e com outras pessoas.

O principal ponto positivo do sistema de escrita criado por Sutton, é a facilidade e rapidez na sua utilização, e no entendimento acerca dos movimentos para a comunidade surda, afinal o objetivo inicial do sistema era representar uma dança.


Valerie Sutton ensinando Signwriting em 1985
Valerie Sutton ensinando SignWriting em 1985.

Valerie Sutton
Valerie Sutton em seu escritório na Califórnia, Estados Unidos.

Atualmente, se tem a língua gestual como importante fator de influência na elaboração continuada da SignWriting. Isso agrega mais significado ao sistema de escrita, visto que os surdos que já aderiam à língua de sinais, se mostram mais abertos à aprender a SignWrinting devido à proximidade entre elas.

Assim, há um aumento da representatividade e da apropriação da SignWriting como o sistema de escrita dos surdos, pela sua comunidade, tendo como consequência resultados inimagináveis para o desenvolvimento dos surdos.

Outro fator significativo é a importância de deixar escrito para gerações futuras a memória de um povo, e por meio da SignWriting a comunidade surda possui a oportunidade de representar sua história, demonstrar o seus pontos de vista, sua interpretação do mundo, e compartilhar toda a cultura da sua comunidade.

Hoje, o desenvolvimento da SignWriting é bastante perceptível, já que não se tem somente sua escrita no papel, como também a possibilidade de escrevê-la no computador, aumentando ainda mais a popularidade mundial desse sistema de escrita.


Livro Uma Menina Chamada Kauana
Livro "Uma Menina chama Kauane", escrito por Karin Strobel e traduzido para Libras por Marianne Stumpf, usando SignWriting.


Referências:

ALMIR CRISTIANO. SignWriting. Disponível em: <https://www.libras.com.br/signwriting>. Acesso em: 29 Dez. 2019.

VALERIE SUTTON. Um sistema global de escrita para uma era global. Disponível em: <https://www.valeriesutton.org/lifestory/autobiography/>. Acesso em: 29 Dez. 2019.

VALERIE SUTTON. Uma Menina Chamada Kauana. Disponível em: <http://www.signwriting.org/library/children/uma/uma05.html>. Acesso em: 29 Dez. 2019.

Informações do Artigo:

Publicado: 17/05/17 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 1625

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/valerie-sutton e a data de acesso.

Fale Conosco