libras.com.br

Federação Mundial de Surdos


O que é a WFD?

O QUE É

A Federação Mundial dos Surdos (World Federation of the Deaf, WFD) é uma organização não governamental internacional que representa aproximadamente 70 milhões de surdos em todo o mundo. Estima-se que mais de 80% desses 70 milhões vivem em países em desenvolvimento, onde as autoridades raramente estão familiarizadas com suas necessidades ou desejos.

Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a WFD trabalha em estreita colaboração com as Nações Unidas e suas várias agências na promoção dos direitos humanos dos surdos, de acordo com os princípios e objetivos da Carta das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, além de outros atos e recomendações gerais da ONU e de suas agências especializadas.

Quando necessário, a WFD usa medidas especiais, legais ou administrativas para garantir que os surdos em todos os países tenham o direito de preservar suas próprias línguas de sinais, organizações e atividades culturais. O mais importante entre as prioridades da WFD são os surdos nos países em desenvolvimento; o direito à língua gestual; a igualdade de oportunidades em todas as esferas da sociedade, incluindo acesso à educação e informação.


Logotipo da WFD
Logotipo da WFD (Federação Mundial dos Surdos).


História da Federação Mundial dos Surdos

A World Federation of the Deaf (WFD) é uma das mais antigas organizações internacionais de pessoas surdas do mundo. Reconhecendo que os surdos em todo o mundo enfrentam barreiras à total acessibilidade, direitos humanos iguais e participação nas decisões de formulação de políticas que os afetam, a WFD foi estabelecida em Roma, Itália, em 23 de setembro de 1951.

No primeiro Congresso Mundial, havia apenas delegados de 25 associações nacionais de surdos presentes. Hoje, os membros representam 135 países nos cinco continentes. A WFD colabora com as Nações Unidas e suas agências desde o final dos anos 50. Mais recentemente, a WFD foi fundamental na defesa e desenvolvimento da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que foi adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2006 e entrou em vigor em 2008. A WFD continua ativamente envolvida implementação, monitoramento e promoção de sua ratificação pelos Estados Membros.


Joseph Murray WFD
Dr. Joseph Murray, presidente da WFD na gestão 2019-2023.


Informações para Contato

CONTATO

Endereço: Light House (Valkea Talo), Ilkantie 4 - FIN-00400 Helsinki, Finlândia

Site: http://wfdeaf.org/

Email: info@wfdeaf.org

Referências:

GALLAUDET UNIVERSITY. Joseph Murray. Disponível em: <https://my.gallaudet.edu/joseph-murray>. Acesso em: 14 Dez. 2019

WORLD FEDERATION OF THE DEAF. The World Federation of the Deaf (WFD). Disponível em: <https://web.archive.org/web/20071221044752/http://www.wfdeaf.org/default.aspx>. Acesso em: 16 Nov. 2019.

WORLD FEDERATION OF THE DEAF. Our Story. Disponível em: <http://wfdeaf.org/who-we-are/our-story/>. Acesso em: 16 Nov. 2019.

Informações do Artigo:

Publicado: 27/08/18 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 2568

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/federacao-mundial-de-surdos e a data de acesso.

Fale Conosco