libras.com.br

Libras é língua ou linguagem?


DÚVIDA

Muitas pessoas ainda confundem se Libras é uma língua ou linguagem. Se você tem dúvidas sobre este assunto, continue lendo para entender melhor. Primeiramente, vamos explicar a diferença entre língua e linguagem.

Língua

A língua é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um determinado grupo. A língua pode variar de acordo com a região, com o grupo social, a cultura, entre outros fatores.

Exemplos de línguas: língua portuguesa, língua italiana, língua alemã, língua inglesa, língua francesa.

Para que a língua seja entendida não basta simplesmente conhecer o significado das palavras. É necessário aprender e entender a gramática, ou seja, as normas que regem aquela língua.

Linguagem

É o ato de se comunicar com alguém, ou seja, a transmissão da mensagem. É a capacidade de comunicar ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações, etc...

A linguagem pode ser verbal, não-verbal e mista:

  • Verbal: é composta plenamente por palavras, podendo ser oral ou escrita;
  • Não-verbal: utiliza outros meios comunicativos, como gestos, sons, cores, imagens, expressões faciais e corporais, símbolos, dentre outros;
  • Mista: é composta por linguagem verbal e não-verbal, como as histórias em quadrinhos, cinema, teatro e revistas. Ainda na linguagem mista, pode-se encontrar redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, que possibilita a publicação de texto e imagem.

Exemplo de linguagem verbal
Linguagem verbal

Exemplo de linguagem não-verbal
Linguagem não-verbal

Exemplo de linguagem mista
Linguagem mista



Além da linguagem comum, existe também a linguagem digital. Essa linguagem usa combinações numéricas para criar sites, jogos e aplicativos. Além disso, é por meio dessa linguagem que podemos transmitir e receber mensagens via computadores, celulares e qualquer outro meio eletrônico.

Assim como é necessário entender as normas da língua, que é conhecida como gramática, a ciência que estuda a linguagem é a linguística.

Conclusão: Libras é uma língua

A Libras possui estrutura gramatical própria, portanto, é uma língua. Inclusive é reconhecida como segunda língua oficial do Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. O ato de se comunicar através da Libras é fazer o uso da linguagem.

Vídeos Compartilhados


Libras: saiba a diferença entre língua e linguagem. Fonte: Quebrando Barreiras_OnixTv


[LIBRAS] Linguagem e Língua. Fonte: Nead Unicentro

Referências:

ANDRESSA VASCONCELOS. Língua e linguagem: Qual a diferença?. Disponível em: <https://escolaeducacao.com.br/qual-a-diferenca-entre-lingua-e-linguagem/>. Acesso em: 28 Dez. 2019.

FLÁVIA NEVES. Linguagem, língua e fala: qual a diferença?. Disponível em: <https://www.normaculta.com.br/linguagem-lingua-e-fala-qual-a-diferenca/>. Acesso em: 28 Dez. 2019.

Informações do Artigo:

Publicado: 17/05/17 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 9128

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/libras-e-lingua-ou-linguagem e a data de acesso.

Fale Conosco