Alice von Battenberg


Alice von Battenberg - princesa

Victoria Alice Elisabeth Julie Marie von Battenberg, mais conhecida como Princesa Alice von Battenberg (25 de Fevereiro de 1885 – 5 de Dezembro de 1969), foi a mãe do Duque de Edimburgo e sogra da Rainha Isabel II do Reino Unido (conhecida como Rainha Elizabeth II no Brasil).


Alive Von Battenberg
Princesa Alice von Battenberg em 1885.


Casamento e Exílio

A princesa cresceu entre a Alemanha, a Inglaterra e o Mediterrâneo. Após o seu casamento com o Príncipe Andreas von Griechenland em 1903, viveu na Grécia até ao exílio da maioria da família real em 1917. Após regressar à Grécia alguns anos mais tarde, seu marido foi culpado parcialmente pela derrota grega na Guerra Greco-Turca de 1919-1920, e a família foi novamente forçada a exilar-se até a restauração da monarquia grega em 1935.

Segunda Guerra Mundial

Ficou em Atenas durante a Segunda Guerra Mundial onde abrigou refugiados gregos e judeus e trabalhou com a Cruz Vermelha Sueca e Suíça. Por estas ações foi reconhecida como "Justa entre as Nações" pelo Yad Vashem (Autoridade de Recordação dos Mártires e Heróis do Holocausto). Ela se viu na difícil situação de ter genros brigando no lado alemão e um filho (o futuro príncipe Philip) na Marinha Real Britânica. Após a guerra ela permaneceu na Grécia e fundou a ordem ortodoxa de freiras conhecida por "Irmandade Cristã de Marta e Maria".

Mudança para o Palácio de Buckingham

Após a queda do rei Constantino II da Grécia e a imposição de um governo militar naquele país em 1967, ela foi convidada pelo seu filho e enteada para morar no Palácio de Buckingham em Londres, onde morreria dois anos depois.

A Surdez

Quando ela era criança, sua surdez foi diagnosticada e, aos oito anos de idade, se tornou uma leitora labial fluente. Essa condição pode tê-la tornado especialmente sensível aos menos favorecidos e marginalizados. Em sua homenagem, seu filho, o príncipe Philip, duque de Edimburgo, disse: "Suspeito que nunca lhe ocorreu que sua boa ação fosse de alguma forma especial. Ela era uma pessoa com profunda fé religiosa e considerava uma boa ação para outros seres humanos algo do seu cotidiano".

Vídeos Compartilhados

Alice de Battenberg, a vida de superação da princesa surda. Fonte: Silvana Tinelli

Referências:

WIKIPEDIA. Princess Alice of Battenberg. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Princess_Alice_of_Battenberg>. Acesso em: 19 Nov. 2019

YAD VASHEM. Princess Alice. Disponível em: <https://www.yadvashem.org/righteous/stories/princess-alice.html>. Acesso em: 19 Nov. 2019

SILVANA TINELLI. Alice de Battenberg, a vida de superação da princesa surda. Disponível em: <https://www.silvanatinelli.com.br/vi-gostei/alice-de-battenberg-vida-de-superacao/>. Acesso em: 19 Dez. 2019.

Informações do Artigo:

Publicado: 01/06/18 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 2060

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/surdos-famosos-alice-von-battenberg e a data de acesso.


Fale Conosco