Karin Lilian Strobel


Karin Lilian Strobel - professora, pesquisadora, ex-diretora da FENEIS, diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos

Karin Lilian Strobel nasceu em Curitiba, Paraná.


Karin Strobel
Karin Strobel. Fonte: Página Pessoal de Karin Strobel no Facebook.


A surdez

Karin ficou surda profunda aos quatro dias de vida, quando o uso de um antibiótico excessivamente forte enfraqueceu seus nervos auditivos.

Educação formal

Durante os 12 primeiros anos de vida, Karin estudou numa escola para surdos que utilizava o método verbotonal, mas foi o contato com a Libras que lhe abriu as portas para o mundo e permitiu a construção de sua identidade.

Karin explica: "Tenho poucas lembranças da minha inclusão em escola de ouvintes, me recordo de algumas pessoas que me magoaram mas de poucas pessoas que realmente me valorizaram. Por exemplo, havia uma freira professora, na primeira série do curso primário que, sabendo da minha dificuldade com relação à língua portuguesa, dava atividades para o resto da turma, sentava-me no seu colo e pacientemente me ensinava através de gestos e desenhos os símbolos da escrita. Aprendi muita coisa com ela e não me esqueço da solidariedade dela por mim."

Karin venceu as dificuldades tornando-se pedagoga pela UTP (Universidade Tuiuti do Paraná), com especialização em área de surdez. Doutora na área de educação pela UFSC, professora de Letras/Libras da UFSC e coordenadora geral de Letras/Libras da UFSC desde 2013. Atuou por 10 anos como assessora pedagógica no Paraná, viajando por todo o estado, ministrando palestras e cursos sobre educação surda. Foi presidente da FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) entre 2008 e 2012.

Karin Strobel 7 Anos
Karin Strobel com 7 anos de idade. Fonte: Editora Arara Azul.

Livro "As Imagens Do Outro Sobre A Cultura Surda"

O livro de Karin se organiza para desconstruir o estranhamento do outro e construir outros olhares sobre o ser surdo. Nesse sentido, convida o leitor a entrar na jornada dos surdos. Com propriedade, pega o leitor pela mão e o conduz de modo a perseguir as trilhas dos surdos de um jeito surdo.

Existe no livro uma série de questionamentos e reflexões acerca da forma como a sociedade vê os indivíduos surdos. Um deles diz respeito à cultura e à existência de um "povo surdo" ou de uma "comunidade surda". A certa altura, Karin afirma: "A cultura surda exprime valores, crenças que, muitas vezes, se originaram e foram transmitidas pelos sujeitos surdos de gerações passadas ou de seus líderes bem sucedidos, através das associações de surdos".

Livro As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda
Livro "As Imagens dos Outros na Cultura Surda"

Novos desafios

O presidente Jair Bolsonaro decretou no início de 2019 a criação da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), subordinada ao Ministério da Educação (MEC) e, por indicação da primeira-dama, Michelle, convidou Karin para ser a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos.

"A Michelle havia feito um compromisso na campanha de colocar representantes surdos em Brasília. Eu e meu filho, que também é surdo, choramos de emoção durante o seu discurso da posse. O meu sonho é implantar escolas bilíngues em todos os lugares", conta Karin.


Karin Strobel, Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro
Karin Strobel, Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro. Fonte: Librasol.com.br.


Frases de Karin Strobel


Cada pedacinho das várias fases de minha vida é abarrotado de cair, chorar, enxugar as lágrimas, levantar e continuar caminhando com mais firmeza.  Resumindo, significa a superação das limitações impostas pela sociedade, que muitas vezes considera a pessoa surda como deficiente. Ultrapassei as dificuldades, em grande parte, com o apoio e amor da família. Esse amor me impulsionou a buscar o autoconhecimento, a aceitação de minha identidade surda, fazendo-me vencer os medos e obstáculos, conquistando assim o meu espaço no ambiente social.

Karin Strobel


Surdos, sejam persistentes e nunca desistam dos seus sonhos, arregacem as mangas e vão à luta com toda a coragem... Não deixem as pessoas dizerem a vocês: "vai ser difícil vocês conseguirem" ou "vocês não podem fazer...", se é algo que vocês querem, acreditem em si mesmos e vão à frente! Lembrem-se: “Não há vitória sem luta e não há luta sem coragem."

Karin Strobel


Percebo que muitas pessoas têm dificuldades de entender a realidade e a cultura surda. Precisamos ajudar os que ainda não entendem que nós temos uma cultura diferente. Trata-se de uma questão intercultural. Surdos devem respeitar a cultura dos ouvintes e vice-versa. Essa troca é muito importante e respeitosa.

Karin Strobel

Vídeos Compartilhados

Entre um Café, uma Prosa com Karin Strobel. Fonte: RTV Caatinga Univasf


Pessoas surdas e os desafios para a inclusão. Fonte: TV BrasilGov

Referências:

LIBRASOL. MEC escolhe uma surda para cargo de Diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos. Disponível em: <https://www.librasol.com.br/mec-escolhe-uma-surda-para-cargo-de-diretora-de-politicas-de-educacao-bilingue-de-surdos/>. Acesso em: 13 Dez. 2019

EDITORA ARARA AZUL. Entrevista com Karin Strobel. Disponível em: <https://www.editora-arara-azul.com.br/revista/03/perfil.php>. Acesso em: 13 Dez. 2019

ALMIR CRISTIANO. Livros sobre Libras e Surdez. Disponível em: <http://www.libras.com.br/livros>. Acesso em: 13 Dez. 2019.

CARLOS PETROCILO. Alçada por primeira-dama, Libras tem gargalo de escolas e professores. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/01/alcada-por-primeira-dama-lingua-de-libras-tem-gargalo-de-escolas-e-professores.shtml>. Acesso em: 13 Dez. 2019.

Informações do Artigo:

Publicado: 01/06/18 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 4010

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/surdos-famosos-karin-lilian-strobel e a data de acesso.


Fale Conosco