Francisco Goulão


Francisco Goulão - artista e professor

Francisco Goulão nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1952. Mora em Espinho, uma pequena cidade litoral na região metropolitana do Porto - cidade que Goulão frequentava desde pequenino, quando sua família a escolheu como destino das férias de verão.


Francisco Goulão
Francisco Goulão. Fonte: Blog do Professor Francisco Goulão.

Educação formal

No ano de 1977, Goulão concluiu sua licenciatura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade (Clássica) de Lisboa. Foi professor por 38 anos no Instituto António Cândido, no Porto, escola pública especializada na área da surdez.

Suas obras

Goulão realizou diversas obras onde apresenta Portugal e a cidade do Porto. São histórias destinadas às crianças surdas, em LGP (Língua Gestual Portuguesa), intituladas "Descobrir Portugal e Porto."

Seus desenhos são marcas muito características da cultura surda portuguesa, a retratar aspectos dos costumes locais, das comunidades surdas do país, da língua gestual, da educação de surdos, etc. Goulão combina arte, docência e militância.

Nessas obras, é muito comum encontrar estampada a própria representação do Professor Goulão, com o seu chápeu, o seu bigode e sua característica gravata, entre os gestos da LGP.


Francisco Goulao Inverno
Francisco Goulão desenha "Inverno". Fonte: Blog do Professor Francisco Goulão.


Francisco Goulao deficiência
Francisco Goulão desenha "Deficiência". Fonte: Blog do Professor Francisco Goulão.

Apoio à Comunidade Surda

Em toda a sua trajetória como professor e artista, Goulão destaca-se também como valioso militante pelos direitos das causas surdas. Grande defensor das escolas bilíngues para surdos, já proferiu numerosas palestras sobre cultura e Arte Surda em escolas e instituições de todo o país, além de ter contribuído para diversas revistas e jornais especializados em surdez.

Referências:

TERRAS DE PORTUGAL. Francisco Goulão. Disponível em: <http://www.terrasdeportugal.pt/francisco-goulao>. Acesso em: 13 Dez. 2019

CULTURA SURDA. Francisco Goulão. Disponível em: <https://culturasurda.net/2011/12/11/francisco-goulao/>. Acesso em: 13 Dez. 2019

PORSINAL. Espinho, Cultura Surda e a arte de Goulão. Disponível em: <http://www.porsinal.pt/index.php?ps=destaques&idt=rep&iddest=409>. Acesso em: 13 Dez. 2019

FRANCISCO GOULÃO. Blog do Professor Francisco Goulão. Disponível em: <http://profsurdogoulao.blogspot.com/>. Acesso em: 13 Dez. 2019.

Informações do Artigo:

Publicado: 01/06/18 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 317

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/surdos-famosos-francisco-goulao e a data de acesso.


Fale Conosco