libras.com.br

Emmanuelle Laborit


Emmanuelle Laborit – atriz e escritora francesa

Emmanuelle Laborit nasceu em 18 de outubro de 1971 em Paris. É neta do cientista Henri Laborit (1914-1995) e filha do psicanalista e psiquiatra Jacques Laborit.


Emmanuelle Laborit
Emmanuelle Laborit. Fonte: Centre France

A Surdez

Surda desde o nascimento, aos sete anos de idade aprende língua de sinais (Langue des Signes Française - LSF, em português Língua de Sinais Francesa). Antes se comunicava apenas com sua mãe. Algo muito interessante que os especialistas definem como uma "comunicação umbilical" (algo de mãe e filho, talvez). Ninguém mais a entendia, por isso se sentia irritada e muito frustrada. No nascimento de sua irmã, Marie, Emanuelle finalmente vê a oportunidade de se comunicar com o mundo exterior.

Carreira de Atriz

Emanuelle Laborit foi a primeira atriz surda a receber o Prêmio Molière por revelação teatral, em 1993, depois de seu papel como Sarah em "Les Enfants du Silence" - Os Filhos do Silêncio. Depois que ganhou o prêmio ela se tornou embaixatriz e divulgadora da Língua de Sinais Francesa (LSF).

O Livro "O Grito da Gaivota"

É autora de uma conhecida obra literária: "O Grito da Gaivota", que escreveu em 1993. Ela inicia sua autobiografia com uma explicação simples da diferença que a língua de sinais fez em sua vida: "Entendi que ontem estava atrás de mim e amanhã estava à minha frente" (Laborit).

Emmanuelle conta que não conseguia se comunicar por causa da sua surdez. Ela relata que seus pais a chamavam de gaivota, porque seus gritos pareciam com a voz e o grasnado dessa ave.

Emmanuelle explica que suas recordações da primeira infância são estranhas, pois existia "um caos na minha cabeça, uma sequência de imagens sem relação entre si, como sequências de um filme, montadas umas atrás das outras, com longas tiras negras, grandes espaços vazios" (Laborit).

O livro revive suas lembranças de infância e suas amargas experiências de uma difícil adolescência, avançando em sua idade adulta e a superação, tornando-se uma atriz famosa, ganhadora do prêmio Molière. É uma história reveladora e encorajadora.

Livro O Grito da Gaivota
Livro "O Grito da Gaivota", de Emmanuelle Laborit.

Frases de Emmanuelle Laborit


Sou surda, não quer dizer: "Não ouço". Quer dizer: "Compreendi que sou surda." É uma frase positiva e determinante. Na minha mente, admito que sou surda, compreendo-o, analiso-o, porque me deram uma língua que me permite fazê-lo. Compreendo que os meus pais têm a sua própria língua, a sua maneira de comunicar e que eu tenho a minha. Pertenço a uma comunidade, tenho uma verdadeira identidade.

Emmanuelle Laborit
Atriz e escritora francesa - livro "O Vôo da Gaivota"


Eu gritei, gritei muito. Porque eu queria me ouvir e os sons não voltaram para mim. Minhas ligações não significavam nada para meus pais. Eles eram, disseram, gritos estridentes de aves marinhas, então me chamaram de gaivota. E a gaivota estava gritando sobre um oceano de barulhos...

Emmanuelle Laborit
Atriz e escritora francesa - livro "O Vôo da Gaivota"

Vídeos Compartilhados

O Vôo da Gaivota "I Confidências" - Emmanuelle Laborit. Fonte: UFPR Tradução Libras

O Vôo da Gaivota "II O Grito da Gaivota" - Emmanuelle Laborit. Fonte: UFPR Tradução Libras

O Vôo da Gaivota "III O Silêncio das Bonecas" - Emmanuelle Laborit. Fonte: UFPR Tradução Libras

Referências:

BABELIO. Emmanuelle Laborit - Biographie & Informations. Disponível em: <https://www.babelio.com/auteur/Emmanuelle-Laborit/11528>. Acesso em: 03 Dez. 2019

SOURDS.NET. Les grands sourds : Emmanuelle Laborit. Disponível em: <https://www.sourds.net/2009/08/13/les-grands-sourds-emmanuelle-laborit/>. Acesso em: 03 Dez. 2019

LISEZ!. Le Cri de la mouette. Disponível em: <https://www.lisez.com/ebook/le-cri-de-la-mouette/9782221120095>. Acesso em: 03 Dez. 2019

LE BLOG DE NOTRE CLASSE. Biographie Emanuelle Laborit de Florentine. Disponível em: <http://blog.ac-versailles.fr/blogcollegeeluard3eme/index.php/post/2017/02/21/Biographie-Emanuelle-Laborit-de-Florentine>. Acesso em: 03 Dez. 2019

ANDRESA VANIELE. O grito da Gaivota - Emmanuelle Laborit. Disponível em: <http://oficinadelibras.blogspot.com/2012/09/o-grito-da-gaivota-emmanuelle-laboritn.html>. Acesso em: 20 Dez. 2019.

RENATA ROCHA. Livro "O Grito da Gaivota": relatos de uma surda que venceu na vida. Disponível em: <https://blog.signumweb.com.br/resenhas/livro-surdez-o-grito-da-gaivota/>. Acesso em: 20 Dez. 2019.

Informações do Artigo:

Publicado: 01/06/18 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 2494

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/surdos-famosos-emanuelle-laborit e a data de acesso.

Fale Conosco