Paul Stanley


Paul Stanley - guitarrista e co-vocalista da banda Kiss

Paul Stanley nasceu como Stanley Bert Eisen em 20 de janeiro de 1952 no Queens, Nova York, EUA. Seus pais são judeus. Ele tem uma irmã mais velha, Julia, nascida dois anos antes. Mora em Beverly Hills com sua esposa Erin e seus três filhos: Emily, Sarah e Colin.


Paul Stanley Live To Win
Paul Stanley, capa do disco "Live to Win", 2006. Fonte: PaulStanley.com


A surdez

Stanley nasceu com uma microtia de nível 3 na orelha direita, que é uma deformidade congênita da cartilagem do ouvido externo e ocorre em aproximadamente 1 em cada 8.000 a 10.000 nascimentos. Existem quatro graus de Microtia, que variam de uma orelha pequena a uma ausência completa do ouvido externo e do canal auditivo. No caso de Stanley, não havia canal auditivo nem caminho direto para o funcionamento interno do ouvido direito, ou seja, não há acesso ao som para entrar. Era como uma massa de cartilagem amassada. Com a audição somente no ouvido esquerdo, Stanley é capaz de ouvir a expansão do som, mas não consegue dizer necessariamente de onde ele vem.

Como lhe faltava a maior parte da cartilagem da orelha direita, as crianças o aterrorizavam, chamando-o de "Stanley, o monstro de uma orelha". Ele vivia com medo constante: de ser banido ou reprovado na escola (por causa de sua surdez) e de sua irmã mais velha, doente mental e às vezes violenta. Seus pais tinham seus próprios problemas e não reconheciam ou apoiavam as dificuldades de Stanley.

Para Stanley, o cabelo comprido é mais do que apenas um visual legal, mas uma maneira de esconder uma deformidade física rara que ele tem desde o nascimento. Em 1982, aos 30 anos de idade, ele passou por uma cirurgia reconstrutiva e teve um pedaço de sua caixa torácica moldado em uma orelha improvisada. Mesmo assim, ele ainda não consegue ouvir normalmente.

A banda KISS

Apesar de suas dificuldades com a audição, Stanley se apaixonou pelas artes gráficas e música e frequentou a "High School of Music & Art", em Nova York. Ele se formou em 1970, no mesmo ano em que se apresentou pela primeira vez com Gene Simmons no grupo que se tornaria o KISS em 1973.

Paul Stanley é uma das maiores histórias de sucesso da música rock. Como principal compositor e vocalista da banda há mais de 40 anos - sem contar o tempo que ele, Simmons, o ex-guitarrista Ace Frehley e o ex-baterista Peter Criss passaram nos antecessores do KISS, Wicked Lester - Stanley ajudou a ser pioneiro na evolução do rock e com seus colegas de banda, tornou-se ícones da cultura pop O KISS já vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo.

A banda de rock americana é popular pelas pinturas de rosto e roupas de palco de seus membros. O grupo ganhou fama no meio da década de 1970, com suas elaboradas performances ao vivo, que incluíam respiração de fogo, cuspir sangue, guitarras de fumar, disparar foguetes, kits de bateria levitando e pirotecnia. Stanley e Simmons são os únicos membros originais restantes, pois a banda passou por várias mudanças de formação ao longo dos anos.


Banda Kiss
Banda Kiss. Fonte: Kissonline.com

Paul Stanley Kiss
Paul Stanley. Fonte: Forbes.com


Superação

Os problemas de Stanley eram grandes: surdez, deformidade, bullying, pais sem apoio, professores antipáticos, uma irmã doente mental e nenhum dinheiro. Ele os enfrentou através de numerosos pequenos triunfos.

A intuição de Stanley de que a superação de suas circunstâncias seria melhor alcançada através de pequenas vitórias ecoa a sabedoria gerencial expressa pelo psicólogo da Universidade de Michigan, Karl Weick em seu artigo "Pequenas vitórias". O insight de Weick foi que, ao enfatizar a gravidade dos problemas, "desabilitamos os muitos recursos de pensamento e ações necessários para resolvê-los. "Quando você lida com problemas em toda a sua complexidade, acaba se sentindo frustrado e oprimido. Ao reformular um problema aparentemente intransponível em problemas menores e mais gerenciáveis, você gradualmente o elimina, identificando oportunidades para produzir resultados visíveis."

Contribuição Social

Stanley se tornou porta-voz da organização About Face, com sede no Canadá, que lida com crianças com diferenças faciais e seu impacto sobre elas. Nesse papel, Stanley conheceu e falou com pais e filhos sobre sua própria experiência pessoal com o defeito congênito conhecido como microtia. Nesse papel, ele também falou às turmas da escola, ensinando-as a entender e abraçar as pessoas com diferenças.

Stanley aconselha: "Cuidem de seus ouvidos, usem protetores, não se exponham a lugares muito barulhentos por muito tempo, pois, quando se perde parte da audição, não há volta. E para aqueles que nasceram com qualquer problema auditivo, saibam que há muitas pessoas importantes que se tornaram bem sucedidas de formas monumentais mesmo sem ter uma audição normal ou até sem ter qualquer audição."

Frases de Paul Stanley


A perda auditiva pode ser um pequeno buraco na estrada, mas isso não significa que deve impedi-lo de chegar aonde deseja ir. Eu sou a prova viva!

Paul Stanley
Guitarrista e co-vocalista da banda Kiss

Referências:

CNN. KISS' Paul Stanley: I'm deaf in one ear. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2013/03/29/health/human-factor-paul-stanley/index.html>. Acesso em: 06 Dez. 2019

PAULSTANLEY.COM. Paul Stanley Opens Up About Overcoming Partial Deafness. Disponível em: <https://www.paulstanley.com/2014/05/kisss-paul-stanley-opens-up-about-overcoming-partial-deafness-prepares-for-40-year-celebration/>. Acesso em: 06 Dez. 2019

BLABBERMOUTH. Paul Stanley Deals With Birth Defect And Deafness In Upcoming Memoir. Disponível em: <https://www.blabbermouth.net/news/paul-stanley-deals-with-birth-defect-and-deafness-in-upcoming-memoir/>. Acesso em: 06 Dez. 2019

PAULSTANLEY.COM. Biography. Disponível em: <https://www.paulstanley.com/bio/>. Acesso em: 06 Dez. 2019

IMDB. Paul Stanley Biography. Disponível em: <https://www.imdb.com/name/nm0822571/bio>. Acesso em: 06 Dez. 2019

MARRIED BIOGRAPHY. Paul Stanley Biography. Disponível em: <https://marriedbiography.com/paul-stanley-biography/>. Acesso em: 06 Dez. 2019

DANIEL S. LEVINE. KISS Singer Paul Stanley Opens up About Rare Physical Deformity. Disponível em: <https://popculture.com/music/2019/04/27/kiss-singer-paul-stanley-opens-up-about-rare-physical-deformity/>. Acesso em: 06 Dez. 2019.

RUTH BLATT. KISS's Paul Stanley Overcame Deafness, Deformity And Bullying To Become A Rock Star. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/ruthblatt/2014/04/08/kisss-paul-stanley-overcame-deafness-deformity-and-bullying-to-become-a-rock-star-one-small-win-at-a-time/#1c7855dbb3c5>. Acesso em: 06 Dez. 2019.

Informações do Artigo:

Publicado: 01/06/18 | Atualizado: 19/03/20 | Acessos: 1120

ALMIRC_RD

Autor:
ALMIR CRISTIANO

© Todos os direitos reservados. Para a reprodução de trechos de texto e/ou imagens é necessário citar o nome do autor, a página https://www.libras.com.br/surdos-famosos-paul-stanley e a data de acesso.


Fale Conosco